sexta-feira, 6 de maio de 2022

 ALGUMAS REGRAS BÁSICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Existem alguns tipos de erros Gramaticais clássicos que ocorrem na Língua Portuguesa, dentre os quais:

1. Mas / mais

A palavra mas, quando for uma conjunção, deverá ser empregada para conferir o sentido de oposição, podendo ser substituída por outras conjunções, entre elas, porém, contudo, todavia, entretanto etc.

A palavra mais é empregada, principalmente, para conferir ideia de quantidade ou de intensidade, sempre em oposição à palavra menos. Exemplos: Aquele é o vinho mais caro do mercado; Dez mais dez é igual a vinte.

2. Para mim / Para eu

A expressão para eu deve ser empregada quando o pronome do caso reto “eu” assumir a função de sujeito na oração. Outra dica importante é observar a presença de um verbo: se o sujeito estiver seguido de um verbo no infinitivo que indique uma ação, não tenha dúvidas de que a maneira correta é para eu.

Para mim é uma expressão que deve ser empregada quando “mim” exercer a função de objeto direto, já que “mim” é um pronome oblíquo que não pode exercer a função de sujeito quando esse apresentar um verbo posposto que indique ação. Assim sendo, “mim” não faz nada, quem faz sou eu, nós, vós, eles... Exemplos: Meu namorado trouxe uma caixa de chocolates para mim.

3. Meia / Meio

Meio pode ser advérbio de intensidade e numeral fracionário. Como advérbio, apresenta sentido de “um pouco”, sempre vinculado a um adjetivo. Lembre-se de que ele não varia, ou seja, não é flexionado, portanto, não existe meia triste, meia cansada, meia maluca etc. Contudo, se meio for numeral, virá acompanhado de um substantivo, dessa forma, concordará com o gênero: meia xícara, meio litro, meia hora etc.

4. Mau e mal

Mal é advérbio, antônimo de bem. O aluno foi embora porque estava sentindo-se mal. (mal ≠ bem), e, Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Os governantes fizeram mau uso do dinheiro público. (mau ≠ bom)

5. Onde / aonde

Onde (Expressa ideia de lugar fixo) é o advérbio onde indica o lugar em que algo ou alguém está e deve ser utilizado para expressar ideia de lugar. Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais; O turista não sabe onde fica o Cristo Redentor.

Aonde (Expressa ideia de destino ou movimento) é o advérbio aonde transmite a ideia de lugar para o qual se vai, ou seja, destino ou movimento: Aonde você vai depois da aula? O lugar aonde vou não te diz respeito.

6. A / Há

Há representa uma forma do verbo haver. Assim, podemos utilizar o “há” quando o verbo haver é impessoal (sem sujeito) e possui o sentido de “existir”. Essa forma verbal é conjugada na terceira pessoa do singular do presente do indicativo: Há muitas pessoas no mundo. Existem muitas pessoas no mundo.

O “A” é um artigo definido utilizado antes de substantivos e diferente do “há” que indica um tempo passado, esse é utilizado para falar de uma ação futura. Além disso, ele é empregado quando estamos nos referindo a distância. Daqui a três anos irei para a Inglaterra; Estamos morando a cinco quilômetros do metrô

7. Faz / fazem

Sempre que a expressão indicar tempo, o verbo "fazer" deve ser empregado na terceira pessoa do singular, adquirindo a forma "faz". Exemplos: faz tempo que pratico yoga; faz quatro anos que eu moro em Curitiba; faz meses que não vejo o seu pai.

Caso não expresse tempo, a forma é empregada normalmente, seguindo sua conjugação. Exemplos: Marcela faz tricô em casa; os garotos fazem aquecimento antes da corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário