sexta-feira, 6 de maio de 2022

 COESÃO E COERÊNCIA

Alguns Conceitos Básicos (Recortes de textos)

Introdução

São dois mecanismos fundamentais para a produção de texto. Ambos são importantes para garantir que um texto transmita sua respectiva mensagem com clareza, seja harmonioso e faça sentido para o leitor.

1) Coerência

É o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto.

Coerência é o que faz com que o texto tenha sentido para o leitor. Não depende do texto em si, mas dos elementos lingüísticos e de sua organização; do conhecimento do mundo partilhado pelo autor e pelo leitor; de fatores da situação de comunicação em que o texto foi produzido e está sendo lido. A coerência é vista, assim, como um princípio de interpretabilidade do texto, num processo cooperativo entre quem escreve e quem lê. Por mais organizado que esteja o texto do ponto de vista estritamente lingüístico, a compreensão não se dará se não houver coerência. (CAVALCANTE, p. 3)

Quando falamos sobre coerência, nos referimos à lógica interna de um texto, isto é, o assunto abordado tem que se manter intacto, sem que haja distorções, facilitando, assim, o entendimento da mensagem.

2) Coesão

É responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido.

coesão nada mais é que a ligação harmoniosa entre os parágrafos, fazendo com que fiquem ajustados entre si, mantendo uma relação de significância.

A coesão textual diz respeito à estrutura, ou à tessitura do texto, isto é, diz respeito à forma como as palavras, as expressões, as frases, as orações, os parágrafos, interligam-se formando enunciados mais complexos. Agora nós vamos estudar sobre coerência textual. A coerência não trata vida estrutura do texto, mas se relaciona com ela na medida em que auxilia e é auxiliada pela coesão. A coerência textual contribui para a construção dos sentidos do texto. (CAVALCANTE, p. 1)

Para melhor entender como isso se processa, imagine um texto sobrecarregado de palavras que se repetem do início ao fim.

Então, para evitar que isso aconteça, existem termos que substituem a ideia apresentada, evitando, assim, a repetição. Falamos das conjunções, dos pronomes, dos advérbios e outros. Como exemplo, verifique:

“A magia das palavras é enorme, pois elas expressam a força do pensamento. As mesmas têm o poder de transformar e de conscientizar”. 

Podemos perceber que as expressões: elas e as mesmas referem-se ao termo - “palavras”.

Considerações

Coerência e coesão, são apenas alguns dos requisitos para a elaboração de um texto, e estas técnicas vão sendo apreendidas à medida que nos tornamos escritores assíduos.

Enquanto a coesão, se preocupa com a superfície textual (forma), a coerência discute os significados expressos pelo texto (conteúdo).

Um texto coeso não é necessariamente coerente e vice-versa. No entanto, os dois aspectos tendem a estar ligados.

Referências

CAVALCANTE, Ilane Ferreira. Curso técnico em segurança do trabalho. Língua Portuguesa A06. Secretaria de Educação a Distância – SEDIS. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. EQUIPE SEDIS. Disponível em: <http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_amb_saude_seguranca/tec_seguranca/portugues/301012_leit_p_text_a06.pdf>. Acessado em maio de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário