sexta-feira, 6 de maio de 2022

 PLANEJAMENTO DE PROJETO DE TRABALHO: DESENVOLVIMENTO ARTICULADO DE CONHECIMENTOS DE DIFERENTES ÁREAS (*)

Temática do Projeto: “Os escritos presentes em nossas casas”

Eixos da alfabetização e do letramento: Cultura escrita, Oralidade, Leitura e Sistema de Escrita.

Outras áreas envolvidas: Matemática e Ciências

Previsão de tempo para desenvolvimento das atividades: uma semana

I) Área do Currículo: Alfabetização e letramento

Atividades e capacidades:

1. Identificar e classificar os escritos presentes em casa

Elaborar uma lista de características ou atributos que permitam ordenar respostas à pergunta “o que vem escrito nas embalagens”?

a) Fazer com que os alunos se dêem conta das características gráficas dos textos (a forma, a cor, as imagens e outras);

b) Distinguir os nomes ou marcas dos produtos;

c) Descobrir os indícios que ajudam na identificação das informações;

d) Solicitar aos grupos que classifiquem as embalagens segundo diferentes critérios: quanto ao tipo de material (tecido, plástico, papel, alumínio), quanto ao tipo de produto que trazem em seu interior (alimentos, remédios, higiene, limpeza da casa etc.).

2. Explorar as embalagens de produtos de higiene

Levantar algumas questões como as que se seguem:

a) De que material é feita a embalagem?

b) Qual é o produto contido na embalagem?

c) Como podemos saber qual é o produto que está no interior das embalagens?

d) Vocês são capazes de reconhecer quais desses produtos são divulgados na TV?

e) Os produtos identificados servem para quê?

f) De que forma podemos agrupar todos os produtos de higiene que foram identificados?

g) Quantos e quais tipos de produtos vocês agruparam?

3. Analisar as informações e as regras de apresentação dos textos em produtos de limpeza familiar aos alunos

Para isso sugerimos as seguintes questões:

a) Você sabe que produto é esse?

b) Como você descobriu?

c) Para que serve esse produto?

d) Esse produto é usado em sua casa?

e) É preciso ter algum cuidado especial para usar esse produto?

f) Você sabe quanto custa esse produto no supermercado?

4. Leitura dirigida de uma embalagem de higiene pessoal

a) Identificar aspectos gráficos e textuais das embalagens: nome do produto, suas cores, tamanho das palavras, logotipos;

b) Chamar a atenção dos alunos para o jogo de cores utilizadas no registro das letras e dos números apresentados na embalagem: por exemplo, a cor branca é utilizada sobre o fundo vermelho e a cor vermelha sobre o fundo amarelo;

c) Identificar os diferentes tipos de informações presentes na embalagem: data de fabricação, indústria, preço, componentes químicos e outras.

5. Explorar as relações entre fonemas e grafemas das palavras identificadas nas embalagens

a) Primeiramente, explorar o som inicial de algumas palavras;

b) Explorar outras palavras que comecem com o mesmo som;

c) Destacar, da lista registrada no quadro, duas palavras para serem analisadas.

d) Explorar o número de letras nas duas palavras.

e) Discutir: por que cada palavra tem um número diferente de letras?

f) Identificar, nas embalagens, outras palavras iniciadas com a mesma letra.

II) Matemática: os números naturais

a) Planejar a montagem de um pequeno supermercado, organizado com as embalagens trazidas de casa pelos alunos. Propor que os alunos organizem as prateleiras adotando algumas categorias de classificação e que simulem fazer compras, identificando informações contidas nas embalagens quanto aos seguintes aspectos: para que servem, quais são seus ingredientes, qual a validade do produto, o seu preço, o seu nome etc. O professor também poderá criar outras atividades em torno da língua escrita, que explorem o reconhecimento de palavras presentes nas embalagens.

b) Explorar os conhecimentos matemáticos das crianças: a leitura dos preços dos produtos, a identificação das datas de validade dos produtos, a realização de operações matemáticas, o uso de dinheiro para a compra dos produtos etc.

III) Ciências

a) Higiene: quais produtos utilizamos em nossa higiene pessoal?

b) Leitura de textos informativos sobre os cuidados de higiene necessários com o nosso corpo.

c) Relacionar as informações obtidas nos textos com a análise das embalagens de produtos de limpeza.

(*) Material Compilado de: BATISTA, Antônio Augusto Gomes; et al. Práticas escolares de alfabetização e letramento. Belo Horizonte: Ceale, 2006. Coleção Instrumentos da Alfabetização; 7.  (p. 22-24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário