PLANEJAMENTO DE PROJETO DE TRABALHO: DESENVOLVIMENTO ARTICULADO DE CONHECIMENTOS DE DIFERENTES ÁREAS (*)
Temática do Projeto: “Os
escritos presentes em nossas casas”
Eixos
da alfabetização e do letramento: Cultura escrita, Oralidade,
Leitura e Sistema de Escrita.
Outras
áreas envolvidas: Matemática e Ciências
Previsão
de tempo para desenvolvimento das atividades: uma semana
I) Área
do Currículo: Alfabetização e letramento
Atividades
e capacidades:
1.
Identificar e classificar os escritos presentes em casa
Elaborar uma lista de
características ou atributos que permitam ordenar respostas à pergunta “o que
vem escrito nas embalagens”?
a) Fazer com que os alunos se dêem conta das
características gráficas dos textos (a forma, a cor, as imagens e outras);
b) Distinguir os nomes ou marcas dos produtos;
c) Descobrir os indícios que ajudam na
identificação das informações;
d) Solicitar aos grupos que classifiquem as
embalagens segundo diferentes critérios: quanto ao tipo de material (tecido,
plástico, papel, alumínio), quanto ao tipo de produto que trazem em seu
interior (alimentos, remédios, higiene, limpeza da casa etc.).
2.
Explorar as embalagens de produtos de higiene
Levantar algumas questões como
as que se seguem:
a) De que material é feita a embalagem?
b) Qual é o produto contido na embalagem?
c) Como podemos saber qual é o produto que está
no interior das embalagens?
d) Vocês são capazes de reconhecer quais desses
produtos são divulgados na TV?
e) Os produtos identificados servem para quê?
f) De que forma podemos agrupar todos os
produtos de higiene que foram identificados?
g) Quantos e quais tipos de produtos vocês
agruparam?
3.
Analisar as informações e as regras de apresentação dos textos em produtos de
limpeza familiar aos alunos
Para
isso sugerimos as seguintes questões:
a) Você sabe que produto é esse?
b) Como você descobriu?
c) Para que serve esse produto?
d) Esse produto é usado em sua casa?
e) É preciso ter algum cuidado especial para
usar esse produto?
f) Você sabe quanto custa esse produto no
supermercado?
4.
Leitura dirigida de uma embalagem de higiene pessoal
a) Identificar aspectos gráficos e textuais das
embalagens: nome do produto, suas cores, tamanho das palavras, logotipos;
b) Chamar a atenção dos alunos para o jogo de
cores utilizadas no registro das letras e dos números apresentados na
embalagem: por exemplo, a cor branca é utilizada sobre o fundo vermelho e a cor
vermelha sobre o fundo amarelo;
c) Identificar os diferentes tipos de
informações presentes na embalagem: data de fabricação, indústria, preço,
componentes químicos e outras.
5.
Explorar as relações entre fonemas e grafemas das palavras identificadas nas
embalagens
a) Primeiramente, explorar o som inicial de
algumas palavras;
b) Explorar outras palavras que comecem com o
mesmo som;
c) Destacar, da lista registrada no quadro,
duas palavras para serem analisadas.
d) Explorar o número de letras nas duas
palavras.
e) Discutir: por que cada palavra tem um número
diferente de letras?
f) Identificar, nas embalagens, outras palavras
iniciadas com a mesma letra.
II) Matemática:
os números naturais
a) Planejar a montagem de um pequeno
supermercado, organizado com as embalagens trazidas de casa pelos alunos.
Propor que os alunos organizem as prateleiras adotando algumas categorias de
classificação e que simulem fazer compras, identificando informações contidas
nas embalagens quanto aos seguintes aspectos: para que servem, quais são seus
ingredientes, qual a validade do produto, o seu preço, o seu nome etc. O
professor também poderá criar outras atividades em torno da língua escrita, que
explorem o reconhecimento de palavras presentes nas embalagens.
b) Explorar os conhecimentos matemáticos das
crianças: a leitura dos preços dos produtos, a identificação das datas de
validade dos produtos, a realização de operações matemáticas, o uso de dinheiro
para a compra dos produtos etc.
III) Ciências
a) Higiene: quais produtos utilizamos em nossa
higiene pessoal?
b) Leitura de textos informativos sobre os
cuidados de higiene necessários com o nosso corpo.
c) Relacionar as informações obtidas nos textos
com a análise das embalagens de produtos de limpeza.
(*)
Material Compilado de: BATISTA, Antônio Augusto Gomes; et al. Práticas escolares de
alfabetização e letramento. Belo Horizonte: Ceale, 2006. Coleção Instrumentos
da Alfabetização; 7. (p. 22-24)
Nenhum comentário:
Postar um comentário