A ESCRITA NA ESCOLA (Pontos de Reflexões)
Torna-se importante a reflexão
respeito da: o desenvolvimento de ações, estratégias, os papéis dos “protagonistas”
do processo de ensino-aprendizagem, bem como, sobre a compreensão da leitura e
da escrita como prática social colaborativas, dentre os pontos a serem
refletidos temos:
1. Exercícios
rotineiros de cópias: crianças sentem-se frustradas em suas expectativas
(atividade distante das funções comunicativas e expressivas da escrita).
2. Experiências
com práticas sociais da escrita: crianças percebem que quem lê
e escreve faz com alguma finalidade.
3. Crianças
X Leitura: acesso à biblioteca, participação de momentos coletivos da
turma. Perceber a apropriação das práticas e suas funções sociais.
4.
Tempo de leitura na sala de aula: Importância de parte do tempo
em sala de aula ser dedicado a atividades de ler e escrever com as crianças.
5. Professora:
interlocutora e escriba dá formata o texto;
6. Texto: não é
mera transcrição da fala é a forma de organização das idéias;
7. Ao
ler com as crianças o texto produzido: possibilita o exercício de
revisão.
8. Professor
Agente de Letramento: possibilidade de utilizar a escrita em
situação de registro.
9. Crianças: desejo
de aprender a ler e escrever vive os pedaços de tempo que sobram na rotina
estabelecida pela escola.
10. Duração: intensidade
e modo como o tempo é vivido, professores e alunos são bem diferentes.
11. Tempo
assegurado na rotina escolar e a constância que realizam: são
atividades importantes para os professores em termos materiais e
organizacionais.
12. Toda
atividade envolve tempo: planejamento, da preparação, tempo do
acontecer que é o momento da aula.
13. Uso do tempo Investido: Tempos investidos em cada atividade precisa articulam-se com outras atividades compondo a rotina escolar.
14. Importância
da rotina em sala de aula: Alertar para a diversidade, a constância
e a complementaridade entre as atividades; e, Construir o sentido de tempo e os
sentidos de seus aprendizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário