sexta-feira, 6 de maio de 2022

 A ESCRITA NA ESCOLA (Pontos de Reflexões)

Torna-se importante a reflexão respeito da: o desenvolvimento de ações, estratégias, os papéis dos “protagonistas” do processo de ensino-aprendizagem, bem como, sobre a compreensão da leitura e da escrita como prática social colaborativas, dentre os pontos a serem refletidos temos:

1. Exercícios rotineiros de cópias: crianças sentem-se frustradas em suas expectativas (atividade distante das funções comunicativas e expressivas da escrita).

2. Experiências com práticas sociais da escrita: crianças percebem que quem lê e escreve faz com alguma finalidade.

3. Crianças X Leitura: acesso à biblioteca, participação de momentos coletivos da turma. Perceber a apropriação das práticas e suas funções sociais.

4. Tempo de leitura na sala de aula: Importância de parte do tempo em sala de aula ser dedicado a atividades de ler e escrever com as crianças.

5. Professora: interlocutora e escriba dá formata o texto;

6. Texto: não é mera transcrição da fala é a forma de organização das idéias;

7. Ao ler com as crianças o texto produzido: possibilita o exercício de revisão.

8. Professor Agente de Letramento: possibilidade de utilizar a escrita em situação de registro.

9. Crianças: desejo de aprender a ler e escrever vive os pedaços de tempo que sobram na rotina estabelecida pela escola.

10. Duração: intensidade e modo como o tempo é vivido, professores e alunos são bem diferentes.

11. Tempo assegurado na rotina escolar e a constância que realizam: são atividades importantes para os professores em termos materiais e organizacionais.

12. Toda atividade envolve tempo: planejamento, da preparação, tempo do acontecer que é o momento da aula.

13. Uso do tempo Investido: Tempos investidos em cada atividade precisa articulam-se com outras atividades compondo a rotina escolar.

14. Importância da rotina em sala de aula: Alertar para a diversidade, a constância e a complementaridade entre as atividades; e, Construir o sentido de tempo e os sentidos de seus aprendizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário