MEDIDAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM LABORATÓRIOS
A variedade de riscos nos
laboratórios é muito ampla, devido a presença de substâncias tóxicas,
corrosivas, irritantes, inflamáveis, além da utilização de equipamentos que
fornecem determinados riscos, como alteração de temperatura, radiações e,
ainda, trabalhos que utilizam agentes biológicos e patogênicos
No laboratório de Ciências
para o ensino de 1º a 5º ano o grau de periculosidade pode ser considerado
baixo. No entanto deve-se ter atenção com a ingestão, inalação e contato com
substâncias, objetos cortantes (bisturis, vidros, etc) e choques elétricos.
Entre as causas para ocorrência de acidentes em laboratórios estão instruções inadequadas, supervisão insuficiente do executor, uso incorreto de equipamentos ou materiais de características desconhecidas, alterações emocionais, exibicionismo, etc.
1 Segurança
de ordem pessoal
a) Trabalhar com seriedade evitando brincadeiras.
Trabalhe com atenção e calma;
b) Planejar sua experiência, procurando
conhecer os riscos envolvidos, precauções a serem tomadas e como descartar
corretamente os resíduos. Fazer apenas as práticas indicadas pelo professor;
c) Usar roupas adequadas como calças compridas,
sapatos fechados e avental (bata). A bata deve ser de mangas compridas e
abotoadas;
d) Conserve os cabelos presos;
e) Não consumir alimentos nas bancadas e não
guardar alimentos nos armários e geladeiras dos laboratórios;
f) Comunicar todos os acidentes ao supervisor.
2 Segurança
referente ao laboratório
a) O laboratório deve estar sempre organizado.
Materiais estranhos ao trabalho, como bolsa, livro, blusa e outros, não devem
ser deixados sobre as bancadas;
b) Informe ao professor responsável pelo laboratório sempre que for realizar uma experiência.
3 Uso
de materiais de vidro
a) Colocar todo o material de vidro no local
previamente indicado na área do laboratório;
b) Não jogar caco de vidro em recipiente de
lixo, mas sim em um recipiente preparado para isto. Eles deverão ser
encaminhados para a reciclagem;
c) Não utilize materiais de vidro quando
trincados;
d) Não usar frascos para amostras sem
certificar-se de que são adequados ao serviço executado;
e) Não inspecionar o estado das bordas dos
frascos de vidro com as mãos sem fazer uma inspeção visual;
f) Tomar cuidado ao aquecer recipiente de vidro em chama direta.
4 Uso
de chamas
a) Usar, preferencialmente, chama somente nos
laboratórios onde for permitido;
b) Apagar a chama imediatamente após o término do serviço.
5 Uso
de equipamentos elétricos
a) Não ligar, em hipótese alguma, equipamentos
elétricos sem antes verificar a voltagem correta;
b) Operar equipamento somente quando: fios,
tomadas e plugues estiverem em perfeitas condições e o fio terra estiver ligado;
c) Não operar equipamento elétrico sobre
superfícies úmidas;
d) Verificar periodicamente a temperatura do
conjunto plugue-tomada; caso esteja fora do normal, desligar o aparelho e
comunicar ao responsável pelo laboratório;
e) Não usar equipamento elétrico que não tiver
identificação de voltagem;
f) Não deixar equipamentos elétricos ligados no
laboratório fora do expediente, sem anotar no livro de avisos;
g) Remover frascos com produtos inflamáveis das
proximidades do local onde serão utilizados equipamentos elétricos;
h) Combater o fogo em equipamentos elétricos
somente com extintores de CO2
i) Enxugar qualquer líquido derramado no chão e na bancada antes de operar com equipamentos elétricos.
6 Cuidados
no trabalho com seres vivos
a) Tomar cuidado para evitar a disseminação de
esporos de fungos, de samambaia ou grãos de pólen, pois podem provocar
alergias;
b) Tomar cuidado para evitar o uso excessivo de
substâncias como éter e álcool etílico, quando da anestesia de animais;
c) Culturas de microrganismos não devem ser
mantidas no laboratório após o uso; deve-se esterilizar o material antes de
jogá-lo no lixo;
d) Células epiteliais devem ser retiradas com
palitos, a serem posteriormente descartados; nunca use lâminas ou instrumentos
cortantes para execução dessa tarefa.
REFERÊNCIAS
CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais:
aprendendo com o cotidiano. 2ª edição. São Paulo: Moderna, 2004.
CARVALHO, Ana Maria Pessoa de (org). Ensino de
Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning,
2004
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia.
4ª Ed.- São Paulo; Editora da Universidade de são Paulo, 2004.
OLIVEIRA, Nyelda Rocha de, et al. Ciências
descobrindo o ambiente. 3ª edição – São Paulo: Atual, 2008.
FAVALLI, Leonel Delvai, et al. A escola é
nossa: ciências: 4º ano – 1ª edição – São Paulo: spicione, 2008.
PORTO, Amélia. et al. Asas para voar: Ciências:
Ensino Fundamental – São Paulo: Ática, 2008.
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