HISTÓRIA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: CONCEITOS FUNDAMENTAIS (Recortes de textos)
1º)
Fatos Históricos
Práticas ou eventos ocorridos
no passado, que causaram implicações na vida das sociedades, dos grupos de
convívio (familiares, étnico-culturais, profissionais, escolares, de
vizinhança, religiosos, recreativos, artísticos, esportivos, políticos etc.) ou
dos sujeitos históricos.
2º)
Sujeitos Históricos
Indivíduos ou grupos de
convívio que, ao longo do tempo, promovem e realizam (individual ou
coletivamente) as ações sociais produtoras de fatos históricos.
3º)
Tempos Históricos
Maneira como os indivíduos, os
grupos de convívio e as sociedades sequenciam e ordenam as experiências
diariamente vivenciadas por seus membros, com base nas quais organizam suas
memórias e projetam suas ações, tanto de forma individual quanto coletiva.
4º) Contribuições
da História
Dentre as contribuições temos,
a de contribui para a formação das crianças para que conheçam e aprendam a
questionar e a narrar características de objetos e vivências sociais, visando:
a) Identificar problemas enfrentados pela
sociedade na atualidade e aqueles enfrentados no passado;
b) Investigar quais entendimentos são
necessários para dimensionar as questões contemporâneas em perspectivas
históricas;
c) Conhecer, analisar, questionar e intervir na
organização da sociedade em que se vive, na perspectiva de sua diversidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário