HISTÓRIAS CLÁSSICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO (Recortes de texto)
1) Importância
de escutar e ler os clássicos desde muito cedo
Quando se consegue conquistar
uma criança pequena para a leitura e estimulá-la a querer cada vez aprender
mais, estamos criando a possibilidade de registrar em sua memória mais tenra
uma experiência importante, que promete ser estruturante, na criação de vínculo
com narrativas, e, consequentemente, com o conhecimento.
Ao ler histórias clássicas
para as crianças, um professor e um grupo de crianças configuram um ambiente
propício, um terreno fértil para a formação de leitores. São livros que podem
ser lidos em qualquer época e qualquer idade, são eternos e se renovam.
2) As
histórias clássicas e suas contribuições
A construção de um repertório
literário compartilhado, que ao longo da vida funciona como referência
cultural. Possibilidade de conhecer histórias que lidam com a totalidade de uma
situação, em que há uma organização temporal e hierárquica entre os
acontecimentos.
Exploram conteúdos de extremo
interesse para as crianças, como medos, anseios, abandono, crescimento, engano,
o bem e o mal, etc, de forma promover a partir da leitura de histórias clássicas,
práticas significativas e prazerosas para as crianças, seja ela feita nas
escolas ou mesmo em atividade de leitura em suas casas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário