HISTÓRIAS RIMADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO (Recortes de texto)
1) Conceituando
história rimadas
Também chamadas de contos
versificados (escritos em verso) ou prosa poética (narrativa com elementos
poéticos), conservam características próprias a mais de um gênero textual.
Algumas se parecem com parlendas, outras se assemelham mais a um poema
narrativo, e há as que se pareçam com contos breves.
Assim, dentro dessa perspectiva,
as leituras rimadas, apresentam-se como forma de sensibilizar o leitor, de
maneira a aproximar por meio da percepção sonora de segmentos e pelo ritmo da
linguagem do universo infantil e ajudar as
crianças a desenvolverem habilidades linguísticas inicia
2) Importância
da leitura de histórias rimadas
Ler histórias diariamente e ouvir
histórias lidas por um adulto é, sem dúvida, um momento prazeroso para as
crianças. As crianças percebem e valorizam o fato de alguém reservar,
periodicamente, um tempo especial para se dedicar completamente a elas, sob a
mediação da literatura.
Elas sentem prazer em
acompanhar a narração de um acontecimento e procuram, na própria linguagem,
pistas para melhor compreender cada evento, de forma a contribuir para uma
maior aproximação da aprendizagem da leitura e da escrita e de seus usos
sociais na vida cotidiana.
3)
Leitura em voz alta de histórias rimadas
Narrar em versos é como contar
uma história com acompanhamento musical. Por si só, o momento da leitura em voz
alta realizada pelo professor já é especial. Quando o livro escolhido para
leitura traz uma história rimada, outras razões ajudam a tornar esse momento
particular e mais lúdico.
Nesse contexto, a narração de
histórias pode proporcionar o estabelecimento de interação entre as crianças e
a linguagem escrita de forma a possibilitar uma maior intimidade prazerosa,
uma maior relação afetiva com a natureza desta modalidade de linguagem.
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