domingo, 6 de agosto de 2023

 HISTÓRIAS RIMADAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO (Recortes de texto)

1) Conceituando história rimadas

Também chamadas de contos versificados (escritos em verso) ou prosa poética (narrativa com elementos poéticos), conservam características próprias a mais de um gênero textual. Algumas se parecem com parlendas, outras se assemelham mais a um poema narrativo, e há as que se pareçam com contos breves.

Assim, dentro dessa perspectiva, as leituras rimadas, apresentam-se como forma de sensibilizar o leitor, de maneira a aproximar por meio da percepção sonora de segmentos e pelo ritmo da linguagem do universo infantil e ajudar as crianças a desenvolverem habilidades linguísticas inicia

2) Importância da leitura de histórias rimadas

Ler histórias diariamente e ouvir histórias lidas por um adulto é, sem dúvida, um momento prazeroso para as crianças. As crianças percebem e valorizam o fato de alguém reservar, periodicamente, um tempo especial para se dedicar completamente a elas, sob a mediação da literatura.

Elas sentem prazer em acompanhar a narração de um acontecimento e procuram, na própria linguagem, pistas para melhor compreender cada evento, de forma a contribuir para uma maior aproximação da aprendizagem da leitura e da escrita e de seus usos sociais na vida cotidiana.

3) Leitura em voz alta de histórias rimadas

Narrar em versos é como contar uma história com acompanhamento musical. Por si só, o momento da leitura em voz alta realizada pelo professor já é especial. Quando o livro escolhido para leitura traz uma história rimada, outras razões ajudam a tornar esse momento particular e mais lúdico.

Nesse contexto, a narração de histórias pode proporcionar o estabelecimento de interação entre as crianças e a lingua­gem escrita de forma a possibilitar uma maior intimidade prazerosa, uma maior relação afetiva com a natureza desta modalidade de linguagem.

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