DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO DIRETOR ESCOLAR: COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS E DESCRIÇÕES (Recorte de Textos*)
a) Focalizar
seu trabalho no compromisso com o ensino e a aprendizagem na escola: O diretor
tem a responsabilidade fundamental no desenvolvimento de uma cultura de ensino-aprendizagem
eficaz e efetiva, realizando os objetivos acadêmicos e educacionais da escola.
Cabe a ele liderar, coordenar e conduzir o trabalho coletivo e colaborativo
para garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes em todos
os aspectos de seu desenvolvimento.
b) Conduzir
o planejamento pedagógico: O diretor promove, lidera e articula a construção
coletiva da proposta pedagógica e do plano de gestão da escola.
c) Apoiar
as pessoas diretamente envolvidas no ensino e na aprendizagem: O diretor deve
garantir apoio e formação continuada para os professores e empenhar-se na busca
de condições adequadas para o ensino-aprendizagem. Cabe ao diretor também
estimular a avaliação continuada das atividades docentes e de suas eventuais
necessidades de formação.
d) Coordenar
a gestão curricular e os métodos de aprendizagem e avaliação: O diretor e a
equipe técnico-pedagógica coordenam a implementação geral das Bases
Curriculares e dos programas de estudos e monitoram a aprendizagem dos
estudantes. Esse aspecto da gestão pedagógica da escola deve se articular com o
compromisso com os processos democráticos e participativos internos, no sentido
do desenvolvimento de uma comunidade de aprendizagem.
e) Promover
clima propício ao desenvolvimento educacional: O diretor deve assegurar na
escola um ambiente educativo de respeito às diferenças, acolhedor e positivo,
apoiado em valores democráticos, como condição de promoção da aprendizagem, do
desenvolvimento e do bem-estar dos estudantes, contribuindo significativamente
para reduzir as desigualdades educacionais. Desenvolver ação formativa na convicção de que
todos os estudantes podem aprender e incentivar atitudes e comportamentos
progressivamente responsáveis e solidários.
f) Desenvolver
a inclusão, a equidade, a aprendizagem ao longo da vida e a cultura
colaborativa: O diretor deve ampliar seu conhecimento sobre inclusão, equidade,
aprendizagem ao longo da vida e as estratégias para promovê-los, bem como a
compreensão das políticas educacionais nesta matéria, como condição para
garantir o desenvolvimento equânime e a aprendizagem integral de todos os
estudantes.
*Compilação
– Fonte: Parecer sobre a Base Nacional Comum de Competências do
Diretor Escolar em análise no CNE.
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