DIMENSÃO POLÍTICO INSTITUCIONAL DO DIRETOR ESCOLAR: COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS E DESCRIÇÕES (Recorte de Textos*)
a) Liderar
a gestão da escola: O diretor desenvolve, reforça, revisa e fortalece os
valores, princípios e metas da escola, coletivamente. O diretor usa uma
variedade de métodos e tecnologias de gestão de dados para garantir que os
recursos e trabalhadores da escola sejam organizados e dirigidos de forma
eficiente, adequada e com qualidade para fornecer um ambiente de aprendizagem
eficaz e de desenvolvimento seguro. Isso inclui a delegação apropriada de
tarefas aos membros da equipe, o acompanhamento das responsabilidades
partilhadas e o apoio à execução.
b) Trabalhar/Engajar
a comunidade: O diretor escolar deve ter capacidade de análise do contexto
intra e extra escolar, com base no conhecimento sobre as características
socioeconômicas, políticas, culturais, as questões atuais, as possíveis
tendências futuras que afetem a comunidade escolar e os múltiplos recursos que
estão disponíveis na comunidade em geral, entre outras variáveis de contexto
que possam emergir.
c) Implementar
e coordenar a gestão democrática na escola: O diretor administra a unidade
escolar em consonância com as diretrizes da gestão democrática registradas na
legislação nacional e nas normativas do sistema/rede de ensino a que a escola
pertence, garantindo a participação dos profissionais da educação na elaboração
do projeto político-pedagógico e das comunidades escolar e local no Conselho
Escolar.
d) Responsabilizar-se
pela organização escolar: O diretor é o responsável geral pela escola,
garantindo as condições de funcionamento adequado à sua função social.
e) Relacionar-se
com a administração do sistema/rede de ensino: O diretor deve relacionar-se
articuladamente com as instâncias de administração do sistema/rede de ensino,
bem como com outras instituições e instâncias que mantêm algum grau de
relacionamento com o desenvolvimento das funções da escola. Contribuir para a
integração e funcionalidade da escola no âmbito da rede de ensino.
f) Coordenar
as ações que promovem a segurança na escola: O diretor deve zelar pela
segurança e pela integridade física, psicológica e moral das pessoas que
trabalham e estudam na escola.
g) Desenvolver
visão sistêmica e estratégica: O diretor precisa ser capaz de pensar a escola
de forma sistêmica, criativa e antecipatória, analisar contextos emergentes, tendências
e aspectos-chave para determinar suas implicações e possíveis resultados em uma
perspectiva local e global.
*Compilação
– Fonte: Parecer sobre a Base Nacional Comum de Competências do
Diretor Escolar em análise no CNE.
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