A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAR O ENSINO DA ALFABETIZAÇÃO (*Recortes de Textos)
Introdução
Planejar
é definir, passo a passo, o caminho capaz de desenvolver nos estudantes as
habilidades e conhecimentos para que se tornem alfabetizados, ou seja, leitores
fluentes e produtores de textos.
Há
diferentes formas de construir e registrar um planejamento, desde que estejam
presentes os elementos essenciais, indispensáveis para orientar de forma
eficiente a realização das atividades.
1
Elementos
essenciais do planejamento
a) Habilidade: Que
habilidade irei contemplar nessa aula?
b) Objetivos: O
que os estudantes vão aprender com essa aula?
c) Avaliação: Que
atividade de verificação irei utilizar no final dessa aula?
d) Experiências de
aprendizagem: Que sequência de atividades irá equipar os estudantes nessa
aula? Quais estratégias melhor possibilitarão a compreensão dos objetivos?
2
Planejamento de rotina de alfabetização
Devem
contemplar as atividades permanentes, pois possibilitam que as crianças tenham
acesso, de forma regular, a atividades que envolvem o alfabetizar letrando. A
rotina de sala de aula deve contemplar as práticas de linguagem como objeto de
ensino.
É importante
desenvolver atividades permanentes, dentre as quais: agenda,
calendário, correção da atividade de casa.
3 A
avaliação no processor de alfabetização
A
avaliação revela sobre o desenvolvimento dos objetivos, além de alimentar o
planejamento das aulas futuras. Todas as práticas realizadas em sala de aula
podem ser entendidas como oportunidades de avaliar.
Nesse sentido a avaliação busca
oferecer dados das práticas de leitura usadas pelas crianças, permitindo mapear
as dificuldades dos alunos leitores que se encontram em processo de formação ou
seus avanços dentro do campo da leitura.
*Compilação: Intervenções Pedagógicas para a evolução
dos perfis de leitores. Veridiana Farias.
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