LEITOR PRÉ-LEITOR: PERFIL E CONCEITOS (*Recortes de Textos)
Introdução: Perfil
Os
estudantes alocados neste perfil não dispõem de condições mínimas para realizar
a leitura oral, ainda que de palavras isoladamente.
1 Característica do
estudante leitor pré-leitor
a) Ainda não se
apropriaram dos princípios que organizam o sistema alfabético de escrita.
b) Ainda não venceram
os desafios relacionados à decodificação das palavras escritas, e, por essa
razão, ainda não leem oralmente.
c) Considerando-se como
métrica o tempo de 60 segundos, leem aproximadamente 10 palavras dicionarizadas
(em uma lista com 60 palavras) e/ou 5 pseudopalavras (em uma lista com 40
pseudopalavras).
d) Geralmente não
conseguem ler sequências textuais e sua precisão (assertividade) de leitura
encontra-se abaixo de 90%.
2 Níveis para o perfil do
estudante leitor pré-leitor
Nível 1 – O estudante não realizou
a leitura.
Nível 2 – O estudante disse
letras, sílabas ou palavras que não constavam no item. Esse estudante ainda não
consegue relacionar a sonoridade da letra, sílaba ou palavra aos grafemas.
Nível 3 – O estudante nomeou
letras isoladas ao tentar ler as palavras constantes no item. Esse estudante já
consegue relacionar a sonoridade das letras à sua representação gráfica, mas
ainda realiza uma leitura individual de cada elemento do código alfabético
dentro de cada palavra, realizando uma soletração.
Nível 4 – O estudante omitiu,
substituiu ou inseriu fonema ou sílaba nas palavras constantes no item.
Nível 5 – O estudante silabou ao
realizar a leitura das palavras constantes no item. Esse estudante consegue ler
algumas palavras isoladas, porém, como isso exige muito esforço, só o faz de
modo muito lento e silabando.
Nível 6 – O estudante leu
corretamente até 10 palavras e 5 pseudopalavras constantes no item.
3 Práticas de Leitura para o estudante leitor pré-leitor
a) Textos com rimas e
aliterações, para que os estudantes percebam a sonoridade das palavras.
b) Leitura de poemas
para as crianças, apresentando o texto escrito, apontando as palavras do texto
à medida que se lê.
c) Trava-línguas e parlendas,
pois, são textos da tradição popular, bastante adequados às atividades de
leitura com estudantes com o perfil pré-leitor.
d) Leitura de diversos
tipos de textos literários, em que o professor se constitui como um modelo de
leitor para esses estudantes.
*Compilação: Intervenções Pedagógicas para a evolução
dos perfis de leitores. Veridiana Farias.
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