LEITOR FLUENTE: PERFIL E CONCEITOS (*Recortes de Textos)
Introdução: Perfil
Estudantes alocados neste
perfil são aqueles que já venceram os desafios relacionados à decodificação das
palavras e, por isso, leem mais rapidamente, ou seja, de modo mais automático.
Dessa forma, é possível que
esses estudantes possam se dedicar mais esforços à compreensão do que estão
lendo e construam significados para cada vocábulo lido.
1 Característica do
estudante leitor fluente
a) Leem textos com
vocabulário e/ou estrutura sintática mais complexa e/ou de maior extensão.
Tendo em vista seu nível de escolarização, os textos podem ser lidos sem
respeito à pontuação ou sem entonação, comprometendo a compreensão de seu
conteúdo.
b) Podem ser considerados
já alfabetizados, mas ainda não proficientes em leitura, uma vez que a
proficiência é uma característica de leitores que não apenas localizam
informações na superfície textual, mas são capazes também de realizar
inferências com base no que leem.
c) Considerando-se como
métrica o tempo de 60 segundos, leem textos narrativos ficcionais, por exemplo,
que mesclam estruturas morfossintáticas variadas, com uma extensão média entre
150 e 180 palavras, lidas com precisão superior a 90% (acima de 65 palavras
corretas).
2 Práticas de Leitura
para o estudante leitor fluente
a) Seleção de textos
que desafiem os estudantes, com léxico mais variado e padrões sintáticos mais
complexos.
b) Estudantes sendo
modelos de leitores para outros estudantes.
c) Apresentação de um
telejornal, pois favorece o maior desenvolvimento da fluência em leitura,
especialmente porque, nesse caso, os aspectos prosódicos cumprem um importante
papel: a entonação certa para dar uma determinada notícia.
d) Gravação das atividades de leitura em voz
alta para reflexão com a turma sobre a atuação dos leitores.
*Compilação: Intervenções Pedagógicas para a evolução
dos perfis de leitores. Veridiana Farias.
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