sexta-feira, 6 de outubro de 2023

 LEITOR FLUENTE: PERFIL E CONCEITOS (*Recortes de Textos)

Introdução: Perfil

Estudantes alocados neste perfil são aqueles que já venceram os desafios relacionados à decodificação das palavras e, por isso, leem mais rapidamente, ou seja, de modo mais automático.

Dessa forma, é possível que esses estudantes possam se dedicar mais esforços à compreensão do que estão lendo e construam significados para cada vocábulo lido.

1 Característica do estudante leitor fluente

a) Leem textos com vocabulário e/ou estrutura sintática mais complexa e/ou de maior extensão. Tendo em vista seu nível de escolarização, os textos podem ser lidos sem respeito à pontuação ou sem entonação, comprometendo a compreensão de seu conteúdo.

b) Podem ser considerados já alfabetizados, mas ainda não proficientes em leitura, uma vez que a proficiência é uma característica de leitores que não apenas localizam informações na superfície textual, mas são capazes também de realizar inferências com base no que leem.

c) Considerando-se como métrica o tempo de 60 segundos, leem textos narrativos ficcionais, por exemplo, que mesclam estruturas morfossintáticas variadas, com uma extensão média entre 150 e 180 palavras, lidas com precisão superior a 90% (acima de 65 palavras corretas).

2 Práticas de Leitura para o estudante leitor fluente

a) Seleção de textos que desafiem os estudantes, com léxico mais variado e padrões sintáticos mais complexos.

b) Estudantes sendo modelos de leitores para outros estudantes.

c) Apresentação de um telejornal, pois favorece o maior desenvolvimento da fluência em leitura, especialmente porque, nesse caso, os aspectos prosódicos cumprem um importante papel: a entonação certa para dar uma determinada notícia.

d) Gravação das atividades de leitura em voz alta para reflexão com a turma sobre a atuação dos leitores.

*Compilação:  Intervenções Pedagógicas para a evolução dos perfis de leitores. Veridiana Farias.

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