SUBSISTEMAS DO SISTEMA EDUCATIVO/SOCIAL (EXPRESSÕES DAS PRÁTICAS RELACIONADAS COM O CURRÍCULO), SEGUNDO SACRISTÁN (2000, P. 23) (*)
1 – O âmbito da atividade
político-administrativa: a administração política regula o currículo. Este
âmbito evidencia os determinantes exteriores do currículo, ainda que estejam
legitimados por serem provenientes de poderes democraticamente estabelecidos.
2 – O subsistema de participação e de
controle: o controle e a concretização do currículo estão a cargo de
determinadas instâncias com competências mais ou menos definidas, que variam de
acordo com o campo jurídico, com a tradição administrativa e democrática de
cada contexto. Exemplo: associações de pais, sindicatos etc.
3 – A ordenação do sistema educativo:
estrutura dos níveis de ensino, numa organização que pode ser vertical e
horizontal, refletindo assim, na seleção curricular, fornecendo as finalidades
essenciais de cada período de escolaridade.
4 – O sistema de produção de meios: os meios
são agentes instrumentais, que têm papel ativo, na concretização do currículo,
bem como, na formação do professor. Esta prática curricular está fundamentada
em materiais didáticos diversos, que acabam exercendo controle sobre a prática
e as decisões dos professores.
5 – Os âmbitos de criação culturais,
científicos etc.: na medida em que o currículo diferencia o ser, pela sua
competência e habilidades, por outro lado, também existem os contrassensos, ou
melhor, existem os interesses que podem ser manifestados de forma individual ou
coletiva. Dessa forma, as influências podem ser exercidas sobre os mesmos, por
meio de imposições ou ponderações organizacionais, bem como, formas
metodológicas na produção de textos e de diversas formas escritas. O que pode
criar dependências, principalmente nas coletividades de docentes, onde os
professores são apenas especialistas em determinadas áreas ou disciplinas do
saber em questão.
6 – Subsistema técnico-pedagógico:
formadores, especialistas e pesquisadores em educação. Estes profissionais
chamados de técnico-pedagógicos criam os conceitos, sistematizam as
informações, criam linguagens e produzem conhecimentos sobre a realidade educativa
para distribuir a prática curricular e as formas de realizá-la.
7 – O subsistema de inovação: dentre as
diversas formas de saberes, existem as estratégias de inovação curricular, em
que, agentes (grupos de professores, professores isolados), se dedicam para
realizar reformas curriculares, que venham a atender às necessidades e os
desejos sociais.
8 – O subsistema prático-pedagógico:
configura a prática concreta do professor e do aluno, contextualizada nas
escolas. Assim, este subsistema faz referência à interação entre professores e
alunos, expressando as práticas de ensino-aprendizagem sob os mais diversos
enfoques metodológicos, configurando assim, o posto de trabalho do professor e
o de aprendiz dos alunos.
*Compilação
de texto de: BARBOSA, Ana Clarisse Alencar; FAVERE,
Juliana de. Teorias e Práticas do
Currículo. Indaial: Uniasselvi, 2013. (p. 227)
Referências
SACRISTÁN, Gimeno. O Currículo uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre:
Artmed, 2000.
SACRISTAN, J. Gimeno; GOMEZ, A. I. Perez. Compreender e transformar o ensino. 4 ed.
Porto Alegre: Artmed, 2000.
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