FATORES, IMPLICAÇÕES LIMITADORAS E FLEXÍVEIS DO CURRÍCULO QUE REFLETEM NA PRÁTICA DO PROFESSOR, SEGUNDO SACRISTÁN (2000, P. 292-293) (*)
a) As diretrizes curriculares que, com maior
ou menor precisão e rigidez, estabelecem o currículo e sua sequência para um
determinado nível, curso, ciclo ou modalidade de ensino.
b) O tipo de avaliação ou controle externo
que se exerce sobre o currículo, que não é o que o próprio professor pode
utilizar.
c) A dependência que possa existir nos
professores quanto aos materiais didáticos, livros-texto etc. Dependência
condicionada não apenas pela formação dos professores, mas também pela
variedade de sua oferta e pela legislação e normas administrativas a respeito.
Essa dependência diminui o papel profissional do docente e torna-se
empobrecedora do mesmo quando a oferta é homogênea.
d) A operatividade de sua formação profissional
para identificar as variáveis que determinam a experiência e os resultados de
aprendizagem, atuando sobre as mesmas.
e) A formação para poder intervir no que
chamamos de tradução pedagógica dos conteúdos curriculares, que lhe
proporcionará autonomia real para selecioná-los, ponderá-los, organizá-los ou
adaptá-los às necessidades dos alunos. Professores com escasso domínio da
matéria mal podem traduzi-la pedagogicamente.
f) O campo organizativo da escola que, quanto
tem um projeto educativo conjunto, estabelece as grandes coordenadas dentro das
quais se desenvolve a atividade individual de cada professor.
g) As possibilidades materiais reais para
dedicar-se a esta função de preparação da prática, prévia à realização do
ensino, devido às condições de seu trabalho.
*Compilação
de texto de: BARBOSA, Ana Clarisse Alencar; FAVERE,
Juliana de. Teorias e Práticas do
Currículo. Indaial: Uniasselvi, 2013. (p. 227)
Referências
SACRISTÁN, Gimeno. O Currículo uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre:
Artmed, 2000.
SACRISTAN, J. Gimeno; GOMEZ, A. I. Perez. Compreender e transformar o ensino. 4 ed.
Porto Alegre: Artmed, 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário