CONCEITOS DA ORGANIZAÇÃO
PROGRESSIVA DAS APRENDIZAGENS (Recorte de textos)
1) Parâmetros
Curriculares Nacionais – PCN (1997): Parâmetro de caráter indutor, não
obrigatório. Base para a Formação continuada de professores. Modernização das
práticas de ensino.
2) Diretrizes Curriculares Nacional – DCN
(1990 – 2004): Determinadas
pela LDB. Princípios,
fundamentos e procedimentos capazes de orientar as escolas na organização,
articulação, desenvolvimento e avaliação das suas propostas pedagógicas.
3) Base
Nacional Comum Curricular – BNCC: É uma referência
obrigatória, mas não é o currículo
nem estabelece expectativas de
aprendizagem. Seu papel é ser um insumo para a elaboração e revisão dos
currículos da educação básica
4) Currículo: Construção
social do conhecimento pressupondo a sistematização dos meios para que essa
construção se efetive seleção dos conhecimentos e formas para repasse e
assimilação
5) Habilidades: Expressam as aprendizagens essenciais que devem ser
asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares.
6) Ensino: Atividade
de mediação pela qual são providas as condições e os meios para os alunos se
tornarem sujeitos ativos na assimilação de conhecimentos.
7) Trabalho
docente: uma atividade intencional, planejada conscientemente
visando atingir os objetivos previamente estabelecidos. Por isso precisa ser
estruturado e ordenado
8) Modificadores: devem ser entendidos como a explicitação da situação
ou condição em que a habilidade deve ser desenvolvida, considerando a faixa
etária dos alunos.
9) Pesquisa
como princípio pedagógico: Processo que busca que levar o
estudante em direção a uma atitude de curiosidade e de crítica, por meio da
qual ele é instigado a buscar respostas.
10) Trabalho
como princípio educativo: Processo que considera o trabalho como
espaço de formação do sujeito; um processo que permeia todo ser do indivíduo e
constitui sua especificidade.
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