A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO NA ROTINA DIDÁTICA CONCEITOS (*Recortes de Textos)
Introdução
A
organização do tempo dentro das rotinas na alfabetização contribui tanto para a
prática de ensino como para o processo aprendizagem da criança. Organiza o
tempo pedagógico e o professor conduz melhor a aula.
1) Tempo literário
O principal objetivo desse
momento é ler com/por prazer. Acreditamos que a finalidade do letramento, na
escola, é possibilitar aos aprendizes práticas de leitura com sentido e
significado. É importante que o(a) professor(a) planeje e organize esse
tempo.
2 Tempo de leitura e
oralidade
O principal objetivo é a
aquisição da leitura e o desenvolvimento da fala, ambos com compreensão: a
compreensão do que se lê e do que se fala; a produção oral de textos; a relação
do texto escrito com a oralidade; o desenvolvimento da consciência fonológica;
a pronúncia das palavras; a reflexão do vocabulário; a apropriação e o
reconhecimento de diferentes gêneros textuais. É o momento do diálogo, da “roda
de conversa”, do discurso oral.
3
Tempo
de escrita (Análise linguística/Semiótica e Produção de Textos)
O principal
objetivo é a apropriação da linguagem escrita e do escrito: produção de
escritas, textos escritos; compreensão do que se escreve; relação do texto
escrito com a leitura; a reflexão do escrito e reescrita; escrita de diferentes
gêneros textuais.
*Compilação: Intervenções Pedagógicas para a evolução
dos perfis de leitores. Veridiana Farias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário