sexta-feira, 6 de outubro de 2023

 A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO NA ROTINA DIDÁTICA CONCEITOS (*Recortes de Textos)

Introdução

A organização do tempo dentro das rotinas na alfabetização contribui tanto para a prática de ensino como para o processo aprendizagem da criança. Organiza o tempo pedagógico e o professor conduz melhor a aula.

1) Tempo literário

O principal objetivo desse momento é ler com/por prazer. Acreditamos que a finalidade do letramento, na escola, é possibilitar aos aprendizes práticas de leitura com sentido e significado. É importante que o(a) professor(a) planeje e organize esse tempo.

2 Tempo de leitura e oralidade

O principal objetivo é a aquisição da leitura e o desenvolvimento da fala, ambos com compreensão: a compreensão do que se lê e do que se fala; a produção oral de textos; a relação do texto escrito com a oralidade; o desenvolvimento da consciência fonológica; a pronúncia das palavras; a reflexão do vocabulário; a apropriação e o reconhecimento de diferentes gêneros textuais. É o momento do diálogo, da “roda de conversa”, do discurso oral.

3 Tempo de escrita (Análise linguística/Semiótica e Produção de Textos)

O principal objetivo é a apropriação da linguagem escrita e do escrito: produção de escritas, textos escritos; compreensão do que se escreve; relação do texto escrito com a leitura; a reflexão do escrito e reescrita; escrita de diferentes gêneros textuais.

*Compilação:  Intervenções Pedagógicas para a evolução dos perfis de leitores. Veridiana Farias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário