sexta-feira, 6 de outubro de 2023

 LEITOR INICIANTE: PERFIL E CONCEITOS (*Recortes de Textos)

Introdução: Perfil

Os estudantes alocados neste perfil leem palavras e pequenas sequências textuais, porém o fazem de forma pausada, em um padrão de leitura silabada, pois ainda precisam de tempo para realizar uma decodificação, sílaba a sílaba, da palavra escrita.

1 Característica do estudante leitor iniciante

a) Apropriaram-se das regras que organizam o sistema de escrita alfabética, mas ainda apresentam dificuldades com a base ortográfica.

b) Considerando-se como métrica o tempo de 60 segundos, leem aproximadamente 11 ou mais palavras (em uma lista com 80 palavras) e 6 ou mais pseudopalavras (em uma lista de 60 pseudopalavras)

c) Apesar de conseguirem ler um maior número de palavras/pseudopalavras, a precisão da leitura desses estudantes ainda se encontra abaixo de 90%. Na leitura de textos, os estudantes apresentam padrão de leitura semelhante ao observado em relação à tarefa de decodificação de palavras e pseudopalavras: lenta, pausadas e muitas vezes silabada.

2 Práticas de Leitura para o estudante leitor iniciante

a) A primeira etapa da leitura oral seja iniciada silenciosamente. Nela, os estudantes podem esclarecer suas dúvidas sobre palavras desconhecidas, observar a pontuação do texto, dentre outros aspectos relevantes.

b) A segunda etapa da leitura oral seja feita pelo professor, considerado o leitor mais experiente, assim os estudantes conseguem observar os aspectos prosódicos do texto.

c) A terceira etapa da leitura oral seja feita pelos estudantes em voz alta. Reflexão com os estudantes sobre o desempenho deles em leitura através da gravação de vídeos.

*Compilação:  Intervenções Pedagógicas para a evolução dos perfis de leitores. Veridiana Farias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário