LEITOR INICIANTE: PERFIL E CONCEITOS (*Recortes de Textos)
Introdução: Perfil
Os estudantes alocados neste
perfil leem palavras e pequenas sequências textuais, porém o fazem de forma
pausada, em um padrão de leitura silabada, pois ainda precisam de tempo para
realizar uma decodificação, sílaba a sílaba, da palavra escrita.
1 Característica do
estudante leitor iniciante
a) Apropriaram-se das
regras que organizam o sistema de escrita alfabética, mas ainda apresentam
dificuldades com a base ortográfica.
b) Considerando-se como
métrica o tempo de 60 segundos, leem aproximadamente 11 ou mais palavras (em
uma lista com 80 palavras) e 6 ou mais pseudopalavras (em uma lista de 60
pseudopalavras)
c) Apesar de conseguirem ler um maior número de
palavras/pseudopalavras, a precisão da leitura desses estudantes ainda se
encontra abaixo de 90%. Na leitura de textos, os estudantes apresentam padrão
de leitura semelhante ao observado em relação à tarefa de decodificação de
palavras e pseudopalavras: lenta, pausadas e muitas vezes silabada.
2 Práticas de Leitura
para o estudante leitor iniciante
a) A primeira etapa da
leitura oral seja iniciada silenciosamente. Nela, os estudantes podem
esclarecer suas dúvidas sobre palavras desconhecidas, observar a pontuação do
texto, dentre outros aspectos relevantes.
b) A segunda etapa da
leitura oral seja feita pelo professor, considerado o leitor mais experiente,
assim os estudantes conseguem observar os aspectos prosódicos do texto.
c) A terceira etapa da leitura oral seja feita
pelos estudantes em voz alta. Reflexão com os estudantes sobre o desempenho
deles em leitura através da gravação de vídeos.
*Compilação: Intervenções Pedagógicas para a evolução
dos perfis de leitores. Veridiana Farias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário