MODELO DE PLANO: MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
1) Prática social inicial do
conteúdo:
1.1 Conteúdo: Perímetro
1.2 Objetivo geral: Familiarizar os alunos com a noção de
perímetro, a fim de proporcionar o desenvolvimento de estratégias e elaboração
de resoluções de problemas.
1.3 Vivência do conteúdo pelos
educandos:
a)
Instigar os alunos a comentarem sobre o que já conhecem sobre perímetro, se já
mediram alguma coisa, ou se viram alguém fazendo;
b)
Desafiar os alunos sobre o que eles gostariam de saber a mais, o que eles têm
curiosidade de aprender.
2) Problematização:
2.1 Realizar questionamentos:
Como é feito para medir os lados de um quadrado, de um triângulo ou de outras
coisas? O que é utilizado para medir?
a)
Qual a importância de saber quanto mede o lado de uma casa?
2.2 Dimensões do conteúdo a serem
trabalhadas:
a) Científica/Legal: O que é perímetro?
b) Histórica: Como que as pessoas mediam
antigamente? O que elas usavam para medir?
c) Econômica: Por que saber quanto mede os
lados de uma casa? Para economizar com metros de grama a serem plantados? O que
mais?
d) Social: Por que é necessário saber quanto
mede os lados de sua casa, da igreja, do supermercado? Será que é para saber se
sobra um espaço para construir outra coisa?
e) Legal: Existe alguma lei que orienta as
pessoas a utilizarem o seu lote sem invadir o do vizinho, respeitando a área e
perímetro do seu lote?
f) Religiosa: Deus deu a inteligência para o
homem calcular o perímetro?
g) Cultural: Todos os povos constroem suas
casas e medem a mesma com todos os lados iguais?
h) Política: Será que existe alguma política do
governo federal, estadual e municipal sobre construção de casas?
i)
Educacional: Como os professores ensinam o conteúdo perímetro? Com aulas
teóricas, práticas, ou as duas juntas?
3) Instrumentalização:
3.1 Ações docente e discentes:
Exposição oral sobre o conteúdo
a)
Leituras; Discussões; Atividade prática; e, Resoluções de problemas
3.1 Metodologias:
a)
Será entregue para os alunos o conceito de perímetro com um exemplo: Perímetro
é a soma da medida dos lados de determinado polígono. Exemplo 01) Um campo de futebol possui 90 m de comprimento e 60 m
de largura. Para fazermos o cálculo do perímetro devemos somar todos os seus
lados: P = 90+90+60+60 = 300. O perímetro do campo de futebol é igual a 300
metros.
b) Comentar com os alunos que: As unidades de
medidas utilizadas e padronizadas pelo sistema internacional de medidas são:
Quilômetro (km), Hectômetro (hm), Decâmetro (dam), metro (m), Decímetro (dm),
Centímetro (cm) e Milímetro (mm).
c) Dialogar com os alunos sobre as unidades de
medidas utilizadas no decorrer da história da humanidade. Explicar para os
alunos que muitas medidas eram referenciadas pelo corpo, como o cúbito, o
palmo, a jarda, passos e entre outras.
d) Questionar os alunos sobre: O que acontece
quando as pessoas não respeitam o seu perímetro e invadem o lote vizinho?
e) Dialogar sobre o que pode acontecer. Sugerir
aos alunos para que realizem uma pesquisa, podendo ser com seus pais, entre
outros. Existe alguma política do governo federal, estadual e municipal sobre
construção de casas?
f) Dialogar com os alunos e propor para os
mesmos a realização de uma pesquisa mais avançada.
g) Após as explicações e diálogos com os
alunos, realizar atividades práticas, tais como: Utilizando trena, régua e fita
métrica medir o perímetro da mesa da professora, do quadro, da sala de aula, e
de outros materiais que os alunos sentirem curiosidade em saber o perímetro.
h) Entregar as seguintes atividades impressas: Questionamento 02. Os jogadores de um
time de futebol começaram o aquecimento dando três voltas completas em um
campo, que tem 105 metros de comprimento por 75 metros de largura. Quantos
metros eles percorreram? Questionamento
02. (IPAD) Alexandre quer cercar seu terreno retangular com 4 linhas de
arame farpado. Sabendo que o terreno de Alexandre tem 15m de largura e 32m de
comprimento, quantos metros ele vai gastar de arame farpado?
i)
Será realizada leitura das duas questões e contextualizado as mesmas em várias
dimensões. (Econômica, estética, social,...).
3.3 Recursos humanos e
materiais: Textos, livro, régua, fita métrica, trena, borracha,
lápis, folha A4.
4) Catarse
4.1 Síntese mental do aluno:
Perímetro
é a soma da medida de todos os lados de um polígono, podendo ser também, de uma
casa, de um campo de futebol, entre outros. É importante saber o perímetro de
uma casa para melhor aproveitar materiais. Para medir pode ser utilizado régua,
trena, o metro, barbante com uma determinada medida.
4.2 Avaliação – Entregar
impresso para os alunos responderem:
a)
Uma cidade possui uma praça com a forma de um quadrado. Na praça será realizada
uma festa junina. Para garantir maior segurança das pessoas, a praça será
cercada com 3 cordas. A praça possui 45
m de lado. Calcule quantos metros de corda deverá ser comprado para cercar a
praça.
b)
Sabendo que uma quadra possui 8m de largura e 24m de comprimento, quantos
metros os alunos percorrem para se aquecer dando uma volta na quadra?
c)
Qual a importância do perímetro para as pessoas?
5. Prática social final do conteúdo
Intenções do aluno |
Ações do aluno |
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Referências
DANTE,
Luiz Roberto. Didática da Resolução de
Problemas de Matemática. Editora Ática. São Paulo, n 9, 2005.
GASPARIN,
João Luiz. Uma didática para a Pedagogia
Histórico- Crítica. 5 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
LIBÂNIO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.
MAGINA.
S. M. P. SANTANA. E. R. S. Et.al. As
Estratégias de Resolução de Problemas das Estruturas Aditivas nas Quatro
Primeiras Séries do Ensino Fundamental. ZETETIKÉ – Cempem – FE – Unicamp –
v. 18 n. 34 – jul./dez.– 2010.
POLYA,
George. A arte de resolver problemas:
um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
SAVIANI,
Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica:
primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1991.
SAVIANI,
Dermeval. Escola e democracia. 42
ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
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