terça-feira, 6 de agosto de 2024

 MODELO DE PLANO: MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

1) Prática social inicial do conteúdo: 

1.1 Conteúdo: Perímetro

1.2 Objetivo geral: Familiarizar os alunos com a noção de perímetro, a fim de proporcionar o desenvolvimento de estratégias e elaboração de resoluções de problemas.  

1.3 Vivência do conteúdo pelos educandos:

a) Instigar os alunos a comentarem sobre o que já conhecem sobre perímetro, se já mediram alguma coisa, ou se viram alguém fazendo;

b) Desafiar os alunos sobre o que eles gostariam de saber a mais, o que eles têm curiosidade de aprender.

2) Problematização:

2.1 Realizar questionamentos: Como é feito para medir os lados de um quadrado, de um triângulo ou de outras coisas? O que é utilizado para medir?

a) Qual a importância de saber quanto mede o lado de uma casa?

2.2 Dimensões do conteúdo a serem trabalhadas:

a) Científica/Legal: O que é perímetro?

b) Histórica: Como que as pessoas mediam antigamente? O que elas usavam para medir?

c) Econômica: Por que saber quanto mede os lados de uma casa? Para economizar com metros de grama a serem plantados? O que mais?

d) Social: Por que é necessário saber quanto mede os lados de sua casa, da igreja, do supermercado? Será que é para saber se sobra um espaço para construir outra coisa?

e) Legal: Existe alguma lei que orienta as pessoas a utilizarem o seu lote sem invadir o do vizinho, respeitando a área e perímetro do seu lote?

f) Religiosa: Deus deu a inteligência para o homem calcular o perímetro?

g) Cultural: Todos os povos constroem suas casas e medem a mesma com todos os lados iguais?

h) Política: Será que existe alguma política do governo federal, estadual e municipal sobre construção de casas?

i) Educacional: Como os professores ensinam o conteúdo perímetro? Com aulas teóricas, práticas, ou as duas juntas?

3) Instrumentalização: 

3.1 Ações docente e discentes: Exposição oral sobre o conteúdo

a) Leituras; Discussões; Atividade prática; e, Resoluções de problemas

3.1 Metodologias:

a) Será entregue para os alunos o conceito de perímetro com um exemplo: Perímetro é a soma da medida dos lados de determinado polígono. Exemplo 01) Um campo de futebol possui 90 m de comprimento e 60 m de largura. Para fazermos o cálculo do perímetro devemos somar todos os seus lados: P = 90+90+60+60 = 300. O perímetro do campo de futebol é igual a 300 metros. 

b) Comentar com os alunos que: As unidades de medidas utilizadas e padronizadas pelo sistema internacional de medidas são: Quilômetro (km), Hectômetro (hm), Decâmetro (dam), metro (m), Decímetro (dm), Centímetro (cm) e Milímetro (mm).

c) Dialogar com os alunos sobre as unidades de medidas utilizadas no decorrer da história da humanidade. Explicar para os alunos que muitas medidas eram referenciadas pelo corpo, como o cúbito, o palmo, a jarda, passos e entre outras.

d) Questionar os alunos sobre: O que acontece quando as pessoas não respeitam o seu perímetro e invadem o lote vizinho?

e) Dialogar sobre o que pode acontecer. Sugerir aos alunos para que realizem uma pesquisa, podendo ser com seus pais, entre outros. Existe alguma política do governo federal, estadual e municipal sobre construção de casas?

f) Dialogar com os alunos e propor para os mesmos a realização de uma pesquisa mais avançada. 

g) Após as explicações e diálogos com os alunos, realizar atividades práticas, tais como: Utilizando trena, régua e fita métrica medir o perímetro da mesa da professora, do quadro, da sala de aula, e de outros materiais que os alunos sentirem curiosidade em saber o perímetro.

h) Entregar as seguintes atividades impressas: Questionamento 02. Os jogadores de um time de futebol começaram o aquecimento dando três voltas completas em um campo, que tem 105 metros de comprimento por 75 metros de largura. Quantos metros eles percorreram? Questionamento 02. (IPAD) Alexandre quer cercar seu terreno retangular com 4 linhas de arame farpado. Sabendo que o terreno de Alexandre tem 15m de largura e 32m de comprimento, quantos metros ele vai gastar de arame farpado?

i) Será realizada leitura das duas questões e contextualizado as mesmas em várias dimensões. (Econômica, estética, social,...).

3.3 Recursos humanos e materiais: Textos, livro, régua, fita métrica, trena, borracha, lápis, folha A4.

4) Catarse

4.1 Síntese mental do aluno:

Perímetro é a soma da medida de todos os lados de um polígono, podendo ser também, de uma casa, de um campo de futebol, entre outros. É importante saber o perímetro de uma casa para melhor aproveitar materiais. Para medir pode ser utilizado régua, trena, o metro, barbante com uma determinada medida.

4.2 Avaliação – Entregar impresso para os alunos responderem:

a) Uma cidade possui uma praça com a forma de um quadrado. Na praça será realizada uma festa junina. Para garantir maior segurança das pessoas, a praça será cercada com 3 cordas.  A praça possui 45 m de lado. Calcule quantos metros de corda deverá ser comprado para cercar a praça.

b) Sabendo que uma quadra possui 8m de largura e 24m de comprimento, quantos metros os alunos percorrem para se aquecer dando uma volta na quadra?

c) Qual a importância do perímetro para as pessoas?

 5. Prática social final do conteúdo

Intenções do aluno

Ações do aluno

 

 

 

 

 

 

Referências

DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. Editora Ática. São Paulo, n 9, 2005. 

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico- Crítica. 5 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

 LIBÂNIO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.

MAGINA. S. M. P. SANTANA. E. R. S. Et.al. As Estratégias de Resolução de Problemas das Estruturas Aditivas nas Quatro Primeiras Séries do Ensino Fundamental. ZETETIKÉ – Cempem – FE – Unicamp – v. 18 n. 34 – jul./dez.– 2010.

POLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1991.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 42 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

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