terça-feira, 6 de agosto de 2024

 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: PARA UMA GESTÃO DE QUALIDADE

Prof. Esp. F. das C. M. dos Santos

O desenvolvimento de um Planejamento Estratégico, apresenta-se como um ponto primordial e de grande importância para uma gestão de qualidade, em todas as esferas, seja ela, federal, estadual ou municipal, pois visa conhecer todos os processos que direcionam as atividades de ações públicas e as suas formas de serem desenvolvidas, no intuito de melhorar cada vez mais as ações da gestão.

O ponto inicial para um Planejamento Estratégico de qualidade, é o Referencial Estratégico, que tem como principal objetivo, o de definir os principais elementos que vão dar o real caminho para a gestão (federal, estadual ou municipal), dentro de aspectos que direcione melhor: a Missão – o que o gestor faz; a Visão – onde a gestão quer chegar nos 4 anos; e, os Valores – princípios norteadores da gestão.

Dentro do Referencial Estratégico, no que diz respeito a Missão; a Visão e dos Valores, para o alcance de uma gestão de qualidade, é importante realizar a análise swot: Pontos Fortes, Pontos Fracos, Ameaças e Oportunidades, de forma a contribuir para a promoção do real desenvolvimento das ações públicas, na promoção de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento da região (cidade, estado, país).

Outro ponto para o êxito do Planejamento Estratégico, é a organização da visão estratégica das ações, onde temos: o 1) Mapa Estratégico – que apresenta de forma esquematizadas os objetivos dos grandes compromissos compatibilizados com as competências do gestor; as metas das ações que o gestor deve realizar com prazo definido; e, 2) o Painel de Projetos e Entregas como esquema do acompanhamento das metas e cumprimento das competências do gestor (federal, estadual ou municipal).

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