PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: PARA UMA GESTÃO DE QUALIDADE
Prof. Esp. F. das C. M.
dos Santos
O desenvolvimento de
um Planejamento Estratégico, apresenta-se como um ponto primordial e de
grande importância para uma gestão de qualidade, em todas as esferas, seja ela,
federal, estadual ou municipal, pois visa conhecer todos os processos que
direcionam as atividades de ações públicas e as suas formas de serem
desenvolvidas, no intuito de melhorar cada vez mais as ações da gestão.
O ponto inicial para um Planejamento Estratégico de qualidade, é o
Referencial Estratégico, que tem
como principal objetivo, o de definir os principais elementos que vão
dar o real caminho para a gestão (federal,
estadual ou municipal), dentro de aspectos que direcione melhor: a Missão – o que o gestor faz; a Visão – onde a gestão quer chegar nos 4
anos; e, os Valores – princípios
norteadores da gestão.
Dentro do Referencial Estratégico, no
que diz respeito a Missão; a Visão e dos Valores, para o alcance de uma gestão de qualidade, é importante
realizar a análise swot: Pontos Fortes, Pontos Fracos, Ameaças e Oportunidades, de forma a contribuir
para a promoção do real desenvolvimento das ações públicas, na promoção de
políticas públicas destinadas ao desenvolvimento da região (cidade, estado, país).
Outro ponto para o êxito do Planejamento
Estratégico, é a organização da visão estratégica das ações, onde temos: o 1) Mapa Estratégico – que apresenta de forma esquematizadas os objetivos dos grandes compromissos
compatibilizados com as competências do gestor; as metas das ações que o gestor deve realizar com prazo definido; e, 2) o
Painel de Projetos e Entregas como
esquema do acompanhamento das metas e cumprimento das
competências do gestor (federal, estadual
ou municipal).
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