domingo, 6 de outubro de 2024

 O QUE É SER UM VERDADEIRO LÍDER?

Para início de conversa, para identificarmos, possivelmente, um verdadeiro líder, precisamos conhecer um pouco sobre alguns tipos:

O primeiro é o Líder Liberal – é aquele que permite total liberdade para tomada de decisões, participando apenas quando solicitado, tendo como resultado uma fraca gestão quantitativa e qualitativa, com fortes sinais de individualismo, desagregação da equipe gestora, insatisfação e pouco respeito a sua liderança.

O segundo é o Líder Autocrático – é aquele líder que centraliza totalmente a autoridade e as decisões (sendo muito temido e arrogante), tendo como resultado, uma gestão por meio de tensão, frustração e agressividade, e que se não alcança resultados, cria resultados fictícios, nos dias de hoje, do tipo midiáticos.

O terceiro é o Líder Democrático – é aquele líder comunicativo, encoraja a participação das pessoas e se preocupa com o grupo, tendo como resultado, uma boa gestão de trabalho, melhor qualidade, clima de satisfação, de integração grupal, de responsabilidade e de comprometimento das (com as) pessoas.

O quarto é o Líder Liberal Tirano – é aquele líder que agrega os dois primeiros, líder liberal e líder autocrático, que tem como resultado a escolha de auxiliares de auto escalão (colaboradores) com seu mesmo perfil (ao do líder), tendo com resultado um governo autoritário que abusa de seu poder e das leis, se sustenta pelo medo. 

Por tudo isso, é muito importante conhecer o que se espera de um verdadeiro líder. Aquele que conduz de forma harmônica, sem mentiras e ameaças, e que seja: ético, empático, humilde. Essas são características (entre outras positivas) que diferenciam um líder verdadeiro com talento de gestão, de falsos líderes.

Nesse sentido, um verdadeiro e bom líder é o que consegue influenciar positivamente, com verdades, estimulando e inspirando. É aquele que conduz seus colaboradores com respeito, humildade e comprometimento, e estes (os colaboradores) fazem essa boa pratica para com seus “coordenados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário