domingo, 6 de outubro de 2024

 MÉTODO PAULO FREIRE NO CONTEXTO EDUCACIONAL (Recorte de textos)

Contextualizado o método

O método de Paulo Freire consiste numa proposta para a alfabetização de jovens e adultos, que busca superar o sistema tradicional que utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o ensino da leitura e da escrita, buscando superar a mera técnica de alfabetização.

Conhecendo as etapas do método

O método tem como ponto de partida a etapa de investigação, no qual busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.

Posterior temos a etapa de tematização, quando ocorre o momento da tomada de consciência de mundo, através da análise dos significados sociais das palavras e dos temas.

Chegando então à etapa de problematização, momento em que o professor desafia e inspira o educando a superar a visão puramente mágica e também a crítica do mundo, com vista a uma postura conscientizada.

Conhecendo as fases do método

No decorrer das aplicações das etapas, o método se organiza em cinco fases seguintes, sendo estas:

Primeira fase: onde ocorre o levantamento do universo vocabular do grupo, objetivando escolher as palavras geradoras.

Segunda fase: ocorre a realização da escolha das palavras selecionadas, seguindo os critérios estabelecidos conforme a riqueza fonética, bem como as dificuldades fonéticas.

Terceira fase: é desenvolvido a criação de situações existenciais direcionadas para as características do grupo.

Quarta fase: temos a criação das fichas-roteiro que funcionam como roteiro para os debates a serem realizados dentro grupo.

Quinta fase: são criadas as fichas de palavras para a decomposição das famílias fonéticas correspondentes às palavras geradoras.

No método de alfabetização de adultos, desenvolvido por Paulo Freire, busca proporcionar a conscientização, não somente a alfabetização, permitindo apliar o conceito e concepção de educação, buscando superar a dicotomia entre teoria e prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário