MÉTODO PAULO FREIRE NO CONTEXTO EDUCACIONAL (Recorte de textos)
Contextualizado o método
O método de Paulo Freire consiste numa proposta
para a alfabetização de jovens e adultos, que busca superar o sistema
tradicional que utilizava a cartilha como ferramenta central da didática para o
ensino da leitura e da escrita, buscando superar a mera técnica de
alfabetização.
Conhecendo as etapas do método
O método tem como ponto de partida a etapa de investigação,
no qual busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais
significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da
comunidade onde ele vive.
Posterior temos a etapa de tematização, quando
ocorre o momento da tomada de consciência de mundo, através da análise dos
significados sociais das palavras e dos temas.
Chegando então à etapa de problematização,
momento em que o professor desafia e inspira o educando a superar a visão puramente
mágica e também a crítica do mundo, com vista a uma postura conscientizada.
Conhecendo as fases do método
No decorrer das aplicações das etapas, o
método se organiza em cinco fases seguintes, sendo estas:
Primeira fase: onde ocorre o levantamento do universo vocabular do grupo, objetivando
escolher as palavras geradoras.
Segunda fase: ocorre a realização da escolha das
palavras selecionadas, seguindo os critérios estabelecidos conforme a riqueza
fonética, bem como as dificuldades fonéticas.
Terceira fase: é desenvolvido a criação de situações existenciais direcionadas para as características do grupo.
Quarta fase: temos a criação das fichas-roteiro que funcionam como roteiro para os debates a serem realizados dentro grupo.
Quinta fase: são criadas as fichas de palavras para a decomposição das famílias fonéticas correspondentes às palavras geradoras.
No método de alfabetização de adultos, desenvolvido por Paulo Freire, busca proporcionar a conscientização, não somente a alfabetização, permitindo apliar o conceito e concepção de educação, buscando superar a dicotomia entre teoria e prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário