sexta-feira, 6 de agosto de 2021

 RECORTE DE CITAÇÕES REFLEXIVAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA A PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA

A atividade de planejar é uma atividade coletiva, uma vez que o ato de ensinar na escola, hoje, é um ato coletivo, não só devido a nossa constituição social como seres humanos, mais que isso, devido ao fato de que o ato escolar de ensinar e aprender é coletivo. Os alunos não trabalham isolados; atuam em conjunto. Os professores não agem sozinhos, mas articulados com outros educadores e especialistas em educação [...].

(LUCKESI, 2003, p. 164)

o planejamento é importante para o professor porque: ajuda o professor definir os objetivos que atendam os reais interesses dos alunos; possibilita ao professor selecionar e organizar os conteúdos mais significativos para seus alunos; [...] ajuda o professor a selecionar os melhores procedimentos e os recursos, para desencadear um ensino mais eficiente, orientando o professor no como e com que deve agir; ajuda o professor a agir com maior segurança na sala de aula; o professor evita a improvisação, a repetição e a rotina no ensino [...]

(MENEGOLLA; SANT’ANNA, 2001, p. 66).

Lembramos que realizar planos e planejamentos educacionais e escolares significa exercer uma atividade engajada, intencional, científica, de caráter político e ideológico e isento de neutralidade. Planejar, em sentido amplo, é um processo que visa dar respostas a um problema, através do estabelecimento de fins e meios que apontem para a sua superação, para atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro, mas sem desconsiderar as condições do presente e as experiências do passado, levando-se em conta os contextos e os pressupostos filosófico, cultural, econômico e político de quem planeja e de com quem se planeja.

(PADILHA, 2001, p. 63)

O planejamento possui um caráter pragmático que facilita e organiza a vida acadêmica de professores e de alunos servindo como um guia para o trabalho docente (.) possui um caráter teológico que repousa nos aspectos pedagógicos (…) o planejamento e o momento que o professor evoca para as suas pratica as suas crenças em relação às determinantes de sua profissão docente: concepção de educação, de formação profissional, de perfil acadêmico, de sociedade, de ensino-aprendizagem.

(MELO; URBANETZ, 2009 p. 39-40)

REFERÊNCIAS

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 15 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

MELO Alessandro de; URBANETZ, Sandra Terezinha. A Organização e Estratégias Pedagógicas. Curitiba: Ibpex, 2009.

MENEGOLLA, Maximiliano; SNT`ANNA, Ilza M. Por que Planejar? Como Planejar? 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

PADILHA, P. R. Planejamento Dialógico: Como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Ed. Cortez, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário