RECORTE DE CITAÇÕES REFLEXIVAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA A PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA
A
atividade de planejar é uma atividade coletiva, uma vez que o ato de ensinar na
escola, hoje, é um ato coletivo, não só devido a nossa constituição social como
seres humanos, mais que isso, devido ao fato de que o ato escolar de ensinar e
aprender é coletivo. Os alunos não trabalham isolados; atuam em conjunto. Os
professores não agem sozinhos, mas articulados com outros educadores e
especialistas em educação [...].
(LUCKESI,
2003, p. 164)
o planejamento é importante para o professor
porque: ajuda o professor definir os objetivos que atendam os reais interesses
dos alunos; possibilita ao professor selecionar e organizar os conteúdos mais
significativos para seus alunos; [...] ajuda o professor a selecionar os
melhores procedimentos e os recursos, para desencadear um ensino mais
eficiente, orientando o professor no como e com que deve agir; ajuda o
professor a agir com maior segurança na sala de aula; o professor evita a
improvisação, a repetição e a rotina no ensino [...]
(MENEGOLLA; SANT’ANNA, 2001, p. 66).
Lembramos que realizar planos e planejamentos
educacionais e escolares significa exercer uma atividade engajada, intencional,
científica, de caráter político e ideológico e isento de neutralidade.
Planejar, em sentido amplo, é um processo que visa dar respostas a um problema,
através do estabelecimento de fins e meios que apontem para a sua superação,
para atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o
futuro, mas sem desconsiderar as condições do presente e as experiências do
passado, levando-se em conta os contextos e os pressupostos filosófico,
cultural, econômico e político de quem planeja e de com quem se planeja.
(PADILHA, 2001, p. 63)
O planejamento
possui um caráter pragmático que facilita e organiza a vida acadêmica de
professores e de alunos servindo como um guia para o trabalho docente (.)
possui um caráter teológico que repousa nos aspectos pedagógicos (…) o
planejamento e o momento que o professor evoca para as suas pratica as suas
crenças em relação às determinantes de sua profissão docente: concepção de
educação, de formação profissional, de perfil acadêmico, de sociedade, de
ensino-aprendizagem.
(MELO; URBANETZ, 2009 p. 39-40)
REFERÊNCIAS
LUCKESI,
Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e
proposições. 15 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
MELO Alessandro de; URBANETZ, Sandra Terezinha. A Organização e Estratégias Pedagógicas.
Curitiba: Ibpex, 2009.
MENEGOLLA,
Maximiliano; SNT`ANNA, Ilza M. Por que Planejar? Como Planejar? 10. ed. Petrópolis:
Vozes, 2001.
PADILHA,
P. R. Planejamento Dialógico: Como
construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Ed. Cortez, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário