sexta-feira, 6 de agosto de 2021

 RECORTE DE CITAÇÕES REFLEXIVAS SOBRE A IDENTIDADE ÉTNICA-RACIAL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

“A identidade por ser mutável, ou seja, em constante construção, segue a oscilação social, política e econômica de cada época, e são esses símbolos ligados a memória que manterá o sentimento de pertencimento”.

 (HALL, 2003, p. 346)

“Nossa identidade, por tanto, vai sendo tecida, de modo complexo, em meio as relações estabelecidas, que variam conforme as situações em que nos colocamos [...] é importante ressaltar que a identidade se associa intimamente com a diferença: O que somos se define em relação ao que não somos”.

(CANDAU; MOREIRA, 2008, p. 42-43)

“[...] E é no campo da liberdade que a questão étnica-racial deve ser pensada. Ser negro, reconhecer-se negro e ser reconhecido como tal, na perspectiva ética, nunca deveria ser motivo de vergonha, negação e racismo, mas de reconhecimento, respeito e valorização. Significa trazer no corpo, na cultura e na história a riqueza de um ancestral e um processo de luta e resistência que continua no mundo contemporâneo”.

(CANDAU; MOREIRA, 2008, p. 82)

[...] o livro didático é um importante veículo portador de um sistema de valores, de uma ideologia, de uma cultura. Várias pesquisas demonstraram como textos e ilustrações de obras didáticas transmitem estereótipos e valores de grupos dominantes, generalizando temas como família, criança, etnia, de acordo com os preceitos da sociedade branca burguesa. [...] assim, o papel do livro didático na vida escolar pode ser o de instrumento de reprodução de ideologias e do saber oficial imposto por determinados setores do poder e do estado.

(BITTENCOURT, 2006, p. 72 – 73).

REFERÊNCIAS

BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. 11. Ed. São Paulo: Contexto, 2006.

CANDAU, Vera; MOREIRA, Antônio Flávio. (Orgs).  Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 7 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

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