RECORTE DE CITAÇÕES REFLEXIVAS SOBRE A ORGANIZAÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM VISTA NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS
[...]” O
processo histórico pelo qual a avaliação tem sido concebida nos revela que as
pratica avaliativas são marcadas por diferentes funções e objetivos que lhe são
atribuídas, conforme o paradigma avaliativo que as sustentam”.
(MORAIS, 2014, p.
53)
“Um ato de investigar a qualidade daquilo que
constitui seu objeto de estudo e, por isso mesmo retrata a sua qualidade. Desse
modo, ela não soluciona nada, mas sim subsidia as decisões sobre atos
pedagógicos e administrativos na perspectiva da eficiência dos resultados
desejados”.
(LUCKSI, 2011, p.13)
“Nada é mais adequado que o exame, para
inspirar a todos o reconhecimento da legitimidade dos veredictos escolares e
das hierarquias que eles legitimam”.
(BOURDIEU; PASSERON,
2014, p. 199)
“Avaliação em larga escala do tipo Saeb, é um
instrumento de acompanhamento global de redes de ensino com o objetivo de
traçar series históricas do desempenho dos sistemas [...] com finalidade de
reorientar políticas públicas quando conduzidas com metodologias adequadas podem
trazer importantes informações sobre o desempenho dos alunos, dados sobre os
professores, condições de trabalho e funcionamento de das escolas de uma rede”.
(FREITAS et al, 2009, p. 43)
REFEÊNCIAS
BOURDIEU,
P.; PASSERON, J. C. A reprodução:
elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco
Alves, 2014.
FREITAS,
Luiz Carlos, et al. Avaliação
educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis: Vozes, 2009.
LUCKESI,
Cipriano Carlos. Avaliação da
aprendizagem como componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
MORAIS,
Georgyanna Andréa Silva. Do produto ao
processo: contribuições da Provinha Brasil na reorganização da prática
pedagógica alfabetizadora. Tese (doutorado). Universidade Federal do Ceará,
Fortaleza, 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário