sexta-feira, 6 de agosto de 2021

 PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA SOB O OLHA DE SAVIANI

1 Pedagogia histórico-crítica?

Compreende a escola como espaço em que o aluno tem o direito de aprender os conteúdos socialmente constituídos, ou seja, os conhecimentos clássicos e permite compreender o potencial da formação de sujeitos que lutam por transformação, quando:

a) entendem o processo de trabalho como atividade vital humana e percebem seu caráter alienado ou crítico na sociedade de classes;

b) vivenciam, no processo de aprendizagem da língua escrita, uma experiência de atividade crítica e de busca de emancipação coletiva;

c) a alfabetização vai além do domínio e o uso da escrita, mas precisa apontar que tipo de leitor se pretende formar e para que sociedade.

2 Principais características

a) Materialismo histórico dialético como fonte epistemológica;

b) Busca da superação do modo de produção capitalista;

c) Compreensão do trabalho como elemento histórico transformador, dos homens, da natureza e da história;

d) Intencionalidade da ação humana;

e) Educação pelo trabalho e não para o trabalho;

f) Plenitude humana pelo trabalho pedagógico, busca da totalidade.

3) Passos estruturados para a Pedagogia Histórico Crítica segundo Saviani

1º Passo Prática Social Inicial: Nível de desenvolvimento atual do educando relacionado aos conteúdos. Tem seu ponto de partida no conhecimento prévio do professor e dos educandos.

2º passo Problematização: Explicação dos problemas postos pela prática social, relacionados ao conteúdo que será tratado.

3º passo Instrumentalização: O professor apresenta aos alunos através de ações adequadas o conhecimento científico, formal e abstrato, os alunos se apropriam do novo conteúdo.

4º passo Catarse: Manifesta-se através da postura mental unindo o cotidiano ao científico em uma totalidade concreta no pensamento.

5º passo Prática social final: Novo nível de desenvolvimento do aluno, para assumir uma nova proposta a partir do que foi aprendido

4) Pontos reflexivos

A Educação constitui-se como um processo que se caracteriza por uma atividade mediadora no seio da prática social global. Tem-se como premissa que a educação está referida a uma sociedade concreta, historicamente situada.

A Pedagogia Histórico-Crítica implica a humanização do professor, buscando a transformação com fundamentação teórica apoiada na reflexão filosófica e no conhecimento científico contribua para a transformação social.

Uma abordagem histórico-crítica precisa ter como finalidade a formação intencional, de leitores e autores críticos, que possam utilizar esse conhecimento para questionar e transformar as relações de trabalho.

REFERÊNCIAS

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

______. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 12 ed. Campinas: Autores Associados, 1996.

______. Escola e Democracia. 30 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1995.

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