CARACTERÍSTICAS DE TEXTOS POÉTICOS (Recorte de texto)
Introdução
A leitura de textos poéticos
permite um trabalho diferente em relação ao que frequentemente se propõe com
narrativas porque implica não só ler, mas também representar a estrutura do
texto, com suas peculiaridades sonoras e visuais, procurando reproduzi-la
oralmente. A voz que lê é muito importante porque requer cuidados com aspectos
próprios da oralidade, como a entonação, a acentuação e o ritmo, aspectos não
verbais importantes em todo contato com o público ouvinte e o respeito à
literalidade do texto.
1 Aspectos
próprios da oralidade
a) A entonação traduz as variações das
intenções presentes no texto e permite ao ouvinte, além de diferenciar uma
exclamação de uma afirmação ou interrogação, perceber nuances mais sutis, como
as emoções expressadas;
b) A acentuação é a ênfase que se coloca em uma
ou várias sílabas, palavras ou versos inteiros do poema, a depender do efeito
que se quer produzir no ouvinte. Essa acentuação é determinada pelas próprias
sílabas que compõem as rimas.
c) O ritmo, dado pela própria organização do
texto, inclui tanto os acentos quanto as pausas feitas durante a leitura. Pode
ter maior ou menor regularidade, a depender do modo como o texto está
estruturado.
2 Aspectos
não verbais
a) Qualidade da voz, melodia, pausas,
respiração, risos, suspiros;
b) Atitudes corporais, movimentos, gestos,
troca de olhares, mímicas faciais;
c) Posição dos participantes na recitação:
ocupação de lugares, espaço pessoal, distâncias, contato físico;
d) Aspecto exterior: roupas, disfarces,
penteado, óculos, limpeza;
e) Disposição dos lugares: iluminação, ordem,
ventilação, decoração.
3 Literalidade
do texto poético
Os textos poéticos pedem uma
leitura estrita, o texto deve ser seguido literalmente, porque há uma
organização interna e intencional que precisa ser respeitada para garantir a
construção do sentido e a percepção da linguagem em toda sua potencialidade. Memorizar
e participar durante a leitura, acompanhando o professor, ”atuando” e
antecipando o que se segue:
a) Chamar atenção sobre a forma ou o
significado do texto;
b) Uma leitura em coro;
c) Uma leitura com ritmo e movimento;
d) Uma leitura recitada;
e) Uma leitura em que devem completar partes do
texto oralmente;
f) Uma leitura em que o professor pare em
partes interessantes de acentuação do texto;
e) Uma leitura em que o professor faz perguntas
às crianças, favorecendo que pensem sobre a língua e a linguagem.
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