quinta-feira, 6 de julho de 2023

 CARACTERÍSTICAS DE TEXTOS POÉTICOS (Recorte de texto)

Introdução

A leitura de textos poéticos permite um trabalho diferente em relação ao que frequentemente se propõe com narrativas porque implica não só ler, mas também representar a estrutura do texto, com suas peculiaridades sonoras e visuais, procurando reproduzi-la oralmente. A voz que lê é muito importante porque requer cuidados com aspectos próprios da oralidade, como a entonação, a acentuação e o ritmo, aspectos não verbais importantes em todo contato com o público ouvinte e o respeito à literalidade do texto.

1 Aspectos próprios da oralidade

a) A entonação traduz as variações das intenções presentes no texto e permite ao ouvinte, além de diferenciar uma exclamação de uma afirmação ou interrogação, perceber nuances mais sutis, como as emoções expressadas;

b) A acentuação é a ênfase que se coloca em uma ou várias sílabas, palavras ou versos inteiros do poema, a depender do efeito que se quer produzir no ouvinte. Essa acentuação é determinada pelas próprias sílabas que compõem as rimas.

c) O ritmo, dado pela própria organização do texto, inclui tanto os acentos quanto as pausas feitas durante a leitura. Pode ter maior ou menor regularidade, a depender do modo como o texto está estruturado.

2 Aspectos não verbais

a) Qualidade da voz, melodia, pausas, respiração, risos, suspiros;

b) Atitudes corporais, movimentos, gestos, troca de olhares, mímicas faciais;

c) Posição dos participantes na recitação: ocupação de lugares, espaço pessoal, distâncias, contato físico;

d) Aspecto exterior: roupas, disfarces, penteado, óculos, limpeza;

e) Disposição dos lugares: iluminação, ordem, ventilação, decoração.

3 Literalidade do texto poético

Os textos poéticos pedem uma leitura estrita, o texto deve ser seguido literalmente, porque há uma organização interna e intencional que precisa ser respeitada para garantir a construção do sentido e a percepção da linguagem em toda sua potencialidade. Memorizar e participar durante a leitura, acompanhando o professor, ”atuando” e antecipando o que se segue:

a) Chamar atenção sobre a forma ou o significado do texto;

b) Uma leitura em coro;

c) Uma leitura com ritmo e movimento;

d) Uma leitura recitada;

e) Uma leitura em que devem completar partes do texto oralmente;

f) Uma leitura em que o professor pare em partes interessantes de acentuação do texto;

e) Uma leitura em que o professor faz perguntas às crianças, favorecendo que pensem sobre a língua e a linguagem.

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