CAMINHOS A SEREM TRILHADOS EM UMA LEITURA LÚDICA (Recorte de texto)
Diante de um livro é normal
que as crianças sempre fiquem curiosas. O livro é uma caixinha de surpresas e
logo elas aprendem isso. O primeiro contato com uma obra nova deve sempre
contar com a chance de exploração de todas as informações que a capa aporta
(quem é o autor, se tem ilustrações, se já conhece outros trabalhos do mesmo
autor, como é a capa, como são as ilustrações, suas cores etc.)
Quando criamos situações em
que se evidencia a repetição das palavras no texto, levando as crianças a
observarem sua relação com o formato gráfico, as ajudamos a observar a relação
entre o ritmo do texto e as linhas escritas, explorando aspectos verbais (palavras escritas ou faladas) e não verbais (gestos, postura, ilustrações, placas, músicas, dentre
outros)
A leitura do texto pode
ocorrer em diferentes momentos ao longo de alguns dias conforme o ritmo de cada
criança. Para que as crianças memorizem, é importante envolvê-las nessa leitura
e pouco a pouco. É interessante solicitar para a criança destacar e descreva pontos
importantes da leitura e deixe que recitem partes que já conhecem de cor até
que memorizem o texto por completo.
Torna-se importante, realizar leitura
de textos conhecidos de memória (individual e coletiva), bem como, ler em voz
alta, realizar atividade diversos tipos de textos, dentre os quais: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo,
expositivo e injuntivo, que envolva rimas, sonoridade (criação da trilha sonora),
musicalidade, em especial os textos que envolva ludicidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário