quinta-feira, 6 de julho de 2023

 CONHECENDO UM POUCO SOBRE PARLENDAS (Recorte de texto)

Desde muito pequenas, as crianças experimentam contatos diversos com a linguagem em momentos de interação: embaladas por uma canção de ninar, atentas às narrativas cotidianas, criando, elas próprias, narrativas que melhor signifiquem seus jogos simbólicos ou, ainda, recitando textos durante suas brincadeiras.

Dentre os textos poéticos, nos quais a intencionalidade estética da linguagem primordial, são construídos com base na palavra, explorando-se ao máximo as suas propriedades: ritmo, sonoridade, significado, forma dos caracteres etc, temos, entre outro, a parlendas.

Parlenda é um tipo de texto que faz parte da tradição oral, em sua maioria de domínio público, e se caracterizam por uma forma breve, rimada, ritmada e repetitiva, nem sempre com significado lógico. Pode apresentar, por exemplo, uma série de imagens associadas que obedecem ao senso lúdico ou um diálogo inusitado no qual predomina a sonoridade e não a coerência.

Estudiosos classificam as parlendas segundo critérios, como a temática ou o uso social que normalmente se faz delas. “Brincos”, “mnemonias” são outros nomes dados às parlendas (Mnemônico é um conjunto de técnicas utilizadas para auxiliar o processo de memorização. ).

São eficazes nas atividades que ajudam a criança a refletir sobre a relação fonema-grafema (relação entre o que se fala e o que se escreve). A proximidade sonora entre as palavras que compõem esses textos favorece a reflexão acerca do sistema de escrita, pois fornece pistas importantes às crianças sobre as possíveis letras a serem usadas em cada palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário