CONHECENDO UM POUCO SOBRE PARLENDAS (Recorte de texto)
Desde muito pequenas, as
crianças experimentam contatos diversos com a linguagem em momentos de
interação: embaladas por uma canção de ninar, atentas às narrativas cotidianas,
criando, elas próprias, narrativas que melhor signifiquem seus jogos simbólicos
ou, ainda, recitando textos durante suas brincadeiras.
Dentre os textos poéticos, nos
quais a intencionalidade estética da linguagem primordial, são construídos com
base na palavra, explorando-se ao máximo as suas propriedades: ritmo,
sonoridade, significado, forma dos caracteres etc, temos, entre outro, a
parlendas.
Parlenda é um tipo de texto
que faz parte da tradição oral, em sua maioria de domínio público, e se
caracterizam por uma forma breve, rimada, ritmada e repetitiva, nem sempre com
significado lógico. Pode apresentar, por exemplo, uma série de imagens
associadas que obedecem ao senso lúdico ou um diálogo inusitado no qual
predomina a sonoridade e não a coerência.
Estudiosos classificam as
parlendas segundo critérios, como a temática ou o uso social que normalmente se
faz delas. “Brincos”, “mnemonias” são outros nomes dados às parlendas (Mnemônico é
um conjunto de técnicas utilizadas para auxiliar o processo de memorização. ).
São eficazes nas atividades
que ajudam a criança a refletir sobre a relação fonema-grafema (relação entre o
que se fala e o que se escreve). A proximidade sonora entre as palavras que
compõem esses textos favorece a reflexão acerca do sistema de escrita, pois
fornece pistas importantes às crianças sobre as possíveis letras a serem usadas
em cada palavra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário