REFLEXÕES SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE (Recorte de Textos)
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Introdução
A interdisciplinaridade surgiu
no final do século passado a partir da necessidade de justificar a fragmentação
causada por uma epistemologia de cunho positivista. As ciências foram divididas
em muitas disciplinas e a interdisciplinaridade restabelecia, pelo menos, um
diálogo entre elas.
Considerada pela ciência da
educação como uma relação interna da disciplina “matriz” e a disciplinada
“aplicada”, a interdisciplinaridade passou a ser um termo aceito na educação
por ser vista como uma forma de pensamento.
Segundo Piaget, a interdisciplinaridade seria
uma forma de se chegar à transdisciplinaridade, etapa que não ficaria na
interação e reciprocidade entre as ciências, mas alcançaria um estágio onde não
haveria mais fronteiras entre as disciplinas.
2 Princípios Norteadores
Vale ressaltar aos educadores que a interdisciplinaridade
quando voltada para a educação, em especial aos projetos educacionais, baseia
em alguns princípios, entre eles:
a) Noção de
tempo.
o aluno não tem tempo certo para aprender. Não existe data marcada para
aprender. Ele aprende a toda hora e não apenas na sala de aula.
b) Na crença de que é o indivíduo que aprende.
Então, é preciso ensinar a aprender, a estudar etc., estabelecendo uma relação
direta e pessoal com a aquisição do saber.
c) Totalidade do conhecimento. Embora adquirido
individualmente, o conhecimento é uma totalidade.
d) A
criança, o jovem e o adulto aprendem quando possuem um projeto de vida e o
conteúdo do ensino é significativo para eles no interior desse projeto. O
aprendizado envolve emoção e razão no processo de reprodução e criação do
conhecimento.
3
Objetivos da Metodologia
1º Integrar os
conteúdos;
2º Passar de uma concepção fragmentária para uma
concepção unitária do conhecimento;
3º Superar a
dicotomia entre ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa a partir
da contribuição das diversas ciências;
4º
Ter o ensino-aprendizagem centrado numa visão de que aprendemos ao longo de
toda a vida, entre outros.
4 Considerações
A ação pedagógica através da
interdisciplinaridade propicia a construção de uma escola participativa e
decisiva na formação social do indivíduo, bem como uma prática coletiva e solidária
na organização da escola.
Geralmente
aplicada já nas séries iniciais do Ensino Fundamental, os professores devem
incentivar os alunos a construírem relações entre os diferentes conteúdos
presentes nas diversas disciplinas do currículo.
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