quarta-feira, 6 de março de 2024

 CONCEPÇÕES SOCIOLÓGICAS BÁSICAS (Resumo de Textos*)

1) Fato social

Modo de agir, de sentir e de pensar dos indivíduos em uma determinada sociedade ou grupo social. Os fatos sociais atuam através de regras sociais, leis, costumes e tradições; são pautados por uma conduta obrigatória. Características: exteriorioridade, generalidade e coercitividade.

2) Ação social

Faz referência à conduta dos outros, possui um sentido relacionado a um caso historicamente dado, observado; à média de uma massa de dados (informações); à construção de um tipo-ideal (ou ideal-tipo) referente à atuação de determinados atores ou acontecimentos sociais.

3) As relações sociais de produção

São as formas pelas quais os homens se organizam para executar as atividades produtivas. Compõem-se pelas formas estabelecidas, pela distribuição dos meios de produção, instrumentos, habilidades técnicas, que variam de acordo com a sociedade e o momento histórico em que vivem, assim como pelas leis que regulam a apropriação do trabalho e tipo de divisão social.

4) Burocracia

O tipo puro de dominação legal, denominada como “legal-racional”. O poder legal fundamenta-se: a) Na “competência” e não sobre o costume e a força; b) Na regulação impessoal. Não pode haver arbitrariedade, clientelismo ou decisões que não estejam fundamentadas nos direitos; c) Nas funções especializadas com diretrizes metodologicamente definidas; d) Na carreira regulada por critérios objetivos: Antiguidade, qualificação, conhecimento, etc.

A burocracia é igualmente aplicável e historicamente demonstrável: a) Nas empresas econômicas com fins lucrativos; b) Nas associações de caridade (sem fins lucrativos); c) Nas empresas estatais ou para-estatais; d) Nas instituições religiosas e militares. (WEBER, Max. Economia e Sociedade).

5) Organização

Qualquer grupo social formado por pessoas, com tarefas executáveis e uma administração, que interagem no marco de uma estrutura sistêmica com a meta de cumprir certos objetivos propostos. Uma organização, para existir, precisa que as pessoas que a integram se comuniquem e estejam de acordo em atuar de forma coordenada no lucro dos objetivos propostos, que os levem a cumprir efetiva e satisfatoriamente com sua missão.

6) Instituições

Consistem em estruturas cognitivas, normativas e reguladoras, e de atividades que provêm estabilidade e sentido para o comportamento social. As instituições são transportadas por vários suportes, culturas, estruturas e rotinas que operam em múltiplos níveis de jurisdição.

Concepções sociológicas básicas

7) Globalização

Processos de grandes mudanças e transformações políticas, econômicas e sociais, acirrada no final do século XX, tornando os interesses do capital hegemônicos em todo o mundo, ao romper as fronteiras diante da expansão capitalista que tornou o mundo em aldeia global; • Interação social – determina ações e relações recíprocas entre indivíduos e/ou grupos sociais. É a base da comunicação social subjacente à sociedade.

8) Processos sociais

São os modos como os indivíduos se relacionam socialmente. Em suma, são formados por uma série de interações dinâmicas que se desenvolvem no seio da sociedade. Estes processos podem provocar alterações na estrutura social. Podem ser associativos (cooperação, acomodação e assimilação) e dissociativos (conflitos, competição).

*Compilação de: disciplina, Sociologia e Antropologia do Trabalho. Unidade 1 – Sociologia e Antropologia: abordagens básicas. Curso Superior de Tecnologia em segurança no Trabalho. Profª. Vera Lucia Bezerra Santos. São Luís – MA: UEMANET, 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário