quarta-feira, 6 de março de 2024

 DISCUTINDO O PLANEJAMENTO (Recorte de textos)

1 Planejamento: primeiras ideias

Planejamento é o principal instrumento por meio do qual a escola e os professores asseguram o controle autônomo de seu trabalho e o desenvolvimento de sua formação. Não é uma mera formalidade e não pode ser delegado a um método de ensino ou a um livro didático, por melhores que sejam.

A ação de planejar, portanto, não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo; é antes, a atividade consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político-pedagógico, tendo como referência permanente as situações didáticas concretas, isto é, a problemática social, econômica, política e cultural que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais, a comunidade, que interagem no processo de ensino. (LIBÂNEO,1992, p. 222)

2 Importância do Planejamento

a) Preparar a organização de tempo e espaço para cada atividade.

b) Controla os resultados de seu trabalho;

c) Afirma sua autonomia e seu saber específico;

d) Controla os fins de seu trabalho e define os meios para alcançar esses fins;

e) Estabelece instrumentos para sua auto avaliação;

3 Pontos reflexivos do Planejamento

Antes de planejar é preciso conhecer e considerar os direitos de aprendizagem. O planejamento precisa considerar o processo de aprendizagem. Considerar alguns questionamentos, dentre os quais:

a) Quais as prioridades para cada ano?

B) O que as crianças já sabem?

c) O que esperamos que eles aprendam?

d) Quais os direitos de aprendizagem dentro de cada ano?

4 Considerações

No planejamento é importante visar o processo intencional: clareza no que deseja fazer; precisa-se também criar oportunidades diferenciadas para cada criança; e, garantir a construção dos direitos de aprendizagem para todas as crianças em tempo oportuno, sendo imprescindível realizar uma reflexão antecipada daquilo que se planejou, objetivando a qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

Referência

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4 ed. Goiânia: Alternativa, 1992.

MENEGOLLA, Maximiliano. SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

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