DISCUTINDO O PLANEJAMENTO (Recorte de textos)
1 Planejamento: primeiras
ideias
Planejamento é o principal instrumento por meio
do qual a escola e os professores asseguram o controle autônomo de seu trabalho
e o desenvolvimento de sua formação. Não é uma mera formalidade e não pode ser
delegado a um método de ensino ou a um livro didático, por melhores que sejam.
A ação de planejar,
portanto, não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle
administrativo; é antes, a atividade consciente de previsão das ações docentes,
fundamentadas em opções político-pedagógico, tendo como referência permanente
as situações didáticas concretas, isto é, a problemática social, econômica,
política e cultural que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais, a
comunidade, que interagem no processo de ensino. (LIBÂNEO,1992, p. 222)
2 Importância do Planejamento
a) Preparar a organização de tempo e espaço
para cada atividade.
b) Controla os resultados de seu trabalho;
c) Afirma sua autonomia e seu saber específico;
d) Controla os fins de seu trabalho e define os
meios para alcançar esses fins;
e)
Estabelece instrumentos para sua auto avaliação;
3 Pontos reflexivos do
Planejamento
Antes de planejar é preciso
conhecer e considerar os direitos de aprendizagem. O planejamento precisa
considerar o processo de aprendizagem. Considerar alguns questionamentos,
dentre os quais:
a) Quais as prioridades para cada ano?
B) O que as crianças já sabem?
c) O que esperamos que eles aprendam?
d)
Quais os direitos de aprendizagem dentro de cada ano?
4 Considerações
No planejamento é importante
visar o processo intencional: clareza no que deseja fazer; precisa-se também criar
oportunidades diferenciadas para cada criança; e, garantir a construção dos
direitos de aprendizagem para todas as crianças em tempo oportuno, sendo imprescindível
realizar uma reflexão antecipada daquilo que se planejou, objetivando a
qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
Referência
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar:
teoria e prática. 4 ed. Goiânia: Alternativa, 1992.
MENEGOLLA, Maximiliano. SANT’ANNA, Ilza
Martins. Por que planejar? Como planejar? 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
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