quarta-feira, 6 de março de 2024

 CORRENTES SOCIOLÓGICAS: ABORDAGEM METODOLÓGICAS (Resumo de Textos*)

1 Positivismo

a) Sistema filosófico que parte da crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana para conhecer a realidade por meio da observação e da experiência e traduzi-la através das leis naturais;

b) Método preconizado por Augusto Comte como uma analogia aos métodos das Ciências Naturais;

c) O positivismo rompeu com as explicações teológicas (divinas) da sociedade;

d) Diferenciação dos princípios reguladores da natureza em: mundo físico e social. Os princípios do mundo físico são exteriores ao homem, enquanto que os acontecimentos sociais se referem ao próprio homem.

2 Funcionalismo

a) Para analisar qualquer elemento de um sistema social, é necessário saber como ele se relaciona com os outros elementos do mesmo sistema e com o todo – as consequências que interferem no sistema podem ser funcionais (mantém o sistema) ou causam disfunção;

b) Função da Sociologia – “(...) detectar e buscar soluções para os ‘problemas sociais’, restaurando a ‘normalidade social’ e se convertendo, dessa forma, numa técnica de controle social e de manutenção do poder vigente” (DURKHEIM);

c) Estudar a estrutura da ação social é tentar pôr em evidência relações e modalidades de trocas estáveis entre os atores sociais. (PARSONS)

3 Dialética

a) Aponta as contradições existentes na sociedade (na vida social) que resultam na negação (tese, antítese e síntese) ou na complementação através das polaridades existentes no interior de uma dada ordem social contextualizada;

b) A Tese (afirmação, ato) gera o seu oposto – antítese (negação do ato, da afirmação) e a interação de ambos produz uma síntese (uma nova situação, afirmação, um novo ato) que transcende as duas primeiras (a tese e antítese). A síntese gera uma nova tese e todo processo repete-se indefinidamente. (HEGEL)

4) Hermenêutica

a) Reconhecimento da subjetividade do investigador no processo de conhecimento, a partir da perspectiva dos atores sociais na percepção da realidade; interpretação da cultura como rede de significações sociais; (Weber, Habermas, Schütz);

b) Filosofia hermenêutica → amplo escopo de compreensão do mundo e das várias formas em que essa compreensão se manifesta: da comunicação entre os seres humanos à manifestação da sociedade; da experiência pessoal do indivíduo em sociedade até a maneira com que o indivíduo lida com a sociedade; e da tradição construída pela religião e lei, arte e filosofia, até uma consciência revolucionária que aparece na tradição pela reflexão emancipatória;

c) O ser, do ponto de vista dos entes, é o nada. O ser e o nada são a mesma coisa. O ser é condição para que o ente se mostre. Qualquer coisa que se mostre é um ente. A diferença entre o que se mostra e o que possibilita que o ente se mostre é o ser e o sendo. O ser é somente aquilo que dá, é apenas o envio, é possibilidade. Ao mesmo tempo em que oferece, ele se retira. Por isso é que Heidegger diz que o ser é o nada. E isso gera angústia.

*Compilação de: disciplina, Sociologia e Antropologia do Trabalho. Unidade 1 – Sociologia e Antropologia: abordagens básicas. Curso Superior de Tecnologia em segurança no Trabalho. Profª. Vera Lucia Bezerra Santos. São Luís – MA: UEMANET, 2018.

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