CORRENTES SOCIOLÓGICAS: ABORDAGEM METODOLÓGICAS (Resumo de Textos*)
1 Positivismo
a) Sistema filosófico que parte da crença no
poder exclusivo e absoluto da razão humana para conhecer a realidade por meio
da observação e da experiência e traduzi-la através das leis naturais;
b) Método preconizado por Augusto Comte como
uma analogia aos métodos das Ciências Naturais;
c) O positivismo rompeu com as explicações teológicas
(divinas) da sociedade;
d)
Diferenciação dos princípios reguladores da natureza em: mundo físico e social.
Os princípios do mundo físico são exteriores ao homem, enquanto que os
acontecimentos sociais se referem ao próprio homem.
2 Funcionalismo
a) Para analisar qualquer elemento de um
sistema social, é necessário saber como ele se relaciona com os outros
elementos do mesmo sistema e com o todo – as consequências que interferem no
sistema podem ser funcionais (mantém o sistema) ou causam disfunção;
b) Função da Sociologia – “(...) detectar e
buscar soluções para os ‘problemas sociais’, restaurando a ‘normalidade social’
e se convertendo, dessa forma, numa técnica de controle social e de manutenção
do poder vigente” (DURKHEIM);
c)
Estudar a estrutura da ação social é tentar pôr em evidência relações e
modalidades de trocas estáveis entre os atores sociais. (PARSONS)
3 Dialética
a) Aponta as contradições existentes na
sociedade (na vida social) que resultam na negação (tese, antítese e síntese)
ou na complementação através das polaridades existentes no interior de uma dada
ordem social contextualizada;
b)
A Tese (afirmação, ato) gera o seu oposto – antítese (negação do ato, da
afirmação) e a interação de ambos produz uma síntese (uma nova situação,
afirmação, um novo ato) que transcende as duas primeiras (a tese e antítese). A
síntese gera uma nova tese e todo processo repete-se indefinidamente. (HEGEL)
4) Hermenêutica
a) Reconhecimento da subjetividade do investigador
no processo de conhecimento, a partir da perspectiva dos atores sociais na
percepção da realidade; interpretação da cultura como rede de significações
sociais; (Weber, Habermas, Schütz);
b) Filosofia hermenêutica → amplo escopo de
compreensão do mundo e das várias formas em que essa compreensão se manifesta:
da comunicação entre os seres humanos à manifestação da sociedade; da
experiência pessoal do indivíduo em sociedade até a maneira com que o indivíduo
lida com a sociedade; e da tradição construída pela religião e lei, arte e
filosofia, até uma consciência revolucionária que aparece na tradição pela
reflexão emancipatória;
c)
O ser, do ponto de vista dos entes, é o nada. O ser e o nada são a mesma coisa.
O ser é condição para que o ente se mostre. Qualquer coisa que se mostre é um
ente. A diferença entre o que se mostra e o que possibilita que o ente se
mostre é o ser e o sendo. O ser é somente aquilo que dá, é apenas o envio, é
possibilidade. Ao mesmo tempo em que oferece, ele se retira. Por isso é que
Heidegger diz que o ser é o nada. E isso gera angústia.
*Compilação de: disciplina, Sociologia e
Antropologia do Trabalho. Unidade 1 – Sociologia e Antropologia: abordagens
básicas. Curso Superior de Tecnologia em segurança no Trabalho. Profª. Vera
Lucia Bezerra Santos. São Luís – MA: UEMANET, 2018.
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