sábado, 6 de julho de 2024

 ALGUNS PRINCÍPIOS INDIVIDUAIS BÁSICOS DA NEUROEDUCAÇÃO (Segundo Tokuhama-Espinosa, 2008: 78)

1º) Estudantes aprendem melhor quando são altamente motivados do que quando não têm motivação;

2º) Stress impacta aprendizado;

3º) Ansiedade bloqueia oportunidades de aprendizado;

4º) Estados depressivos podem impedir aprendizado;

5º) O tom de voz de outras pessoas é rapidamente julgado no cérebro como ameaçador ou não-ameaçador;

6º) As faces das pessoas são julgadas quase que instantaneamente (i.e., intenções boas ou más);

7º) Feedback é importante para o aprendizado;

8º) Emoções têm papel-chave no aprendizado;

9º) Movimento pode potencializar o aprendizado;

10º) Humor pode potencializar as oportunidades de aprendizado;

11º) Nutrição impacta o aprendizado;

12º) Sono impacta consolidação de memória;

13º) Estilos de aprendizado (preferências cognitivas) são devidos à estrutura única do cérebro de cada indivíduo;

14º) Diferenciação nas práticas de sala de aula são justificadas pelas diferentes inteligências dos alunos.

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