sábado, 6 de julho de 2024

 CLASSIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS (Resumo)

1) Conceituais

Os conteúdos classificados como conceituais estão relacionados com conceitos propriamente ditos, ou seja, os conhecimentos relacionados aos fatos, acontecimentos gerais, situações vivenciadas, significações conceituais de nomes e objetos, dados e fenômenos concretos e específicos.

O processo de aprendizagem educacional do aluno, dentro dessa classificação, ocorre de forma direcionadas sobre e para os conteúdos propostos pelos componentes curriculares e ocorre quando ele (educando) torna-se capaz de reproduzi-lo, integrá-lo na memória.

2) Atitudinais

Na classificação atitudinais, os conteúdos, apresentam-se com conotações relacionadas a valores, atitudes e normas, bem como, análise de fatores positivos e negativos, além de tomada de posição e postura, envolvimento relacionado a afetividade e (auto)avaliação da própria ação atitudinal.

Dentro desse contexto, o processo educacional do educando, pode é observado a parti de suas ações atitudinais para com os outro e consigo mesmo (individual e coletiva), como por exemplo: a colaboração, cooperação, solidariedade, questões éticas, respeito, responsabilidade, valorização da vida em geral.

3) Procedimentais

Já na classificação procedimentais, os conteúdos apresentam-se como: técnicas, métodos, estratégias, regras, destrezas, e, que envolvem ações ordenadas, articuladas e sistematizadas com um fim, ou seja, direcionadas para realização dos objetivos propostos dentro do processo educacional.

Dentro desse processo de aprendizagem, aprendem-se esses conteúdos a partir de moldes especializados, considerando-se ações práticas de exercitação e reflexão sobre a própria atividade e aplicação em contextos diversos, ou seja, ocorrem quando são desenvolvidas as habilidades e competências propostas.

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