CLASSIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS (Resumo)
1) Conceituais
Os conteúdos classificados
como conceituais estão relacionados com conceitos propriamente ditos, ou seja,
os conhecimentos relacionados aos fatos, acontecimentos gerais, situações
vivenciadas, significações conceituais de nomes e objetos, dados e fenômenos
concretos e específicos.
O processo de aprendizagem educacional do aluno,
dentro dessa classificação, ocorre de forma direcionadas sobre e para os conteúdos
propostos pelos componentes curriculares e ocorre quando ele (educando) torna-se
capaz de reproduzi-lo, integrá-lo na memória.
2)
Atitudinais
Na classificação atitudinais, os conteúdos,
apresentam-se com conotações relacionadas a valores, atitudes e normas, bem
como, análise de fatores positivos e negativos, além de tomada de posição e
postura, envolvimento relacionado a afetividade e (auto)avaliação da própria ação
atitudinal.
Dentro desse contexto, o processo educacional
do educando, pode é observado a parti de suas ações atitudinais para com os
outro e consigo mesmo (individual e coletiva), como por exemplo: a colaboração,
cooperação, solidariedade, questões éticas, respeito, responsabilidade,
valorização da vida em geral.
3) Procedimentais
Já na classificação procedimentais,
os conteúdos apresentam-se como: técnicas, métodos, estratégias, regras,
destrezas, e, que envolvem ações ordenadas, articuladas e sistematizadas com um
fim, ou seja, direcionadas para realização dos objetivos propostos dentro do
processo educacional.
Dentro desse processo de aprendizagem, aprendem-se
esses conteúdos a partir de moldes especializados, considerando-se ações
práticas de exercitação e reflexão sobre a própria atividade e aplicação em
contextos diversos, ou seja, ocorrem quando são desenvolvidas as habilidades e competências
propostas.
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