sábado, 6 de julho de 2024

TÓPICOS DE REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO DOCENTE

1º) Ao planejar as práticas educacionais é importante visar ações que possibilitem uma melhor orientação o trabalho do docente, levando em conta as heterogeneidades encontradas na sala de aula.

2º) Os educadores devem objetivar ações práticas estruturadas dentro da sala de aula, com auxílio de planos educacionais, que evitem programas inflexíveis e metodologias mecânicas burocráticas e tradicionais.

3º) No ato de planejar precisa-se observar nos educandos (dentre outras): experiências anteriores; entendimento sobre o componente curricular; necessidades dos educandos; recursos disponíveis; e, metodologia de avaliação.

4º) O plano precisa levar em consideração a forma de abordagem das três grandes tecnologias da interação humana (pedagogia) que o professor estabelece com seus alunos: a coerção, a autoridade, a persuasão.

5º) Os docentes, no seu planejar, no que se refere aos objetivos de ensino e de aprendizagem, precisam interpretá-los e adaptá-los aos contextos da ação pedagógica em vista ao cotidiano dos educandos.

6º) No planejamento precisa ser introduzido tarefas/atividades dinâmicas, sequenciais que contemple os objetos de conhecimentos do componente curricular evitando efeitos e resultados pedagógicos equivocados.

7º) No plano o ato de ensinar deve ser apresentado como o agir na ausência de indícios que não se apresenta de forma clara e estruturada, visando alcançar os próprios fins do ensino em sala de aula.

8º) As sequências didáticas propostas no plano, precisam apresentar um ponto de vista da ação comunicacional, onde o ensinar deve proporcionar um fazer prazeroso, reflexivo e significativo, contemplando os objetivo de aprendizagem.

9º) O plano precisa apresenta propostas de avaliações de aprendizagem coerentes com o que se propõem no desenvolvimento das habilidades e competências de cada componente curricular.

10º) O planejamento é uma ação conjunta com os pares participantes do processo que visa nortear os objetivos que se pretende chegar, a direção em que o educador deve seguir, de forma a primar pela qualidade da aprendizagem.

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