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DE REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO DOCENTE
1º)
Ao planejar as práticas educacionais é importante visar ações que possibilitem uma
melhor orientação o trabalho do docente, levando em conta as heterogeneidades
encontradas na sala de aula.
2º)
Os educadores devem objetivar ações práticas estruturadas dentro da sala de
aula, com auxílio de planos educacionais, que evitem programas inflexíveis e
metodologias mecânicas burocráticas e tradicionais.
3º)
No ato de planejar precisa-se observar nos educandos (dentre outras): experiências
anteriores; entendimento sobre o componente curricular; necessidades dos
educandos; recursos disponíveis; e, metodologia de avaliação.
4º)
O plano precisa levar em consideração a forma de abordagem das três grandes
tecnologias da interação humana (pedagogia) que o professor estabelece com seus
alunos: a coerção, a autoridade, a persuasão.
5º)
Os docentes, no seu planejar, no que se refere aos objetivos de ensino e de
aprendizagem, precisam interpretá-los e adaptá-los aos contextos da ação
pedagógica em vista ao cotidiano dos educandos.
6º)
No planejamento precisa ser introduzido tarefas/atividades dinâmicas,
sequenciais que contemple os objetos de conhecimentos do componente curricular evitando
efeitos e resultados pedagógicos equivocados.
7º)
No plano o ato de ensinar deve ser apresentado como o agir na ausência de indícios
que não se apresenta de forma clara e estruturada, visando alcançar os próprios
fins do ensino em sala de aula.
8º)
As sequências didáticas propostas no plano, precisam apresentar um ponto de
vista da ação comunicacional, onde o ensinar deve proporcionar um fazer prazeroso,
reflexivo e significativo, contemplando os objetivo de aprendizagem.
9º)
O plano precisa apresenta propostas de avaliações de aprendizagem coerentes com
o que se propõem no desenvolvimento das habilidades e competências de cada componente
curricular.
10º)
O planejamento é uma ação conjunta com os pares participantes do processo que
visa nortear os objetivos que se pretende
chegar, a direção em que o educador deve seguir, de forma a primar pela
qualidade da aprendizagem.
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