sábado, 6 de julho de 2024

ALGUNS PRINCÍPIOS UNIVERSAIS BÁSICOS DA NEUROEDUCAÇÃO QUE PODEM SER USADOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS (Segundo Tokuhama-Espinosa, 2008: 79-80)

1º) Cada cérebro é único e unicamente organizado;

2º) Cérebros são especializados e não são igualmente bons em tudo;

3º) O cérebro é um sistema complexo, dinâmico e em modificação diária, pelas experiências;

4º) Cérebros são considerados ‘plásticos’ e continuam a se desenvolver ao longo de suas vidas;

5º) Aprendizado é baseado em parte na habilidade do cérebro de se auto-corrigir e aprender pela experiência, através da análise de dados e auto-reflexão;

6º) A busca por sentido é inata na natureza humana;

7º) A busca por sentido ocorre através de ‘padronizações’;

8º) Aprendizado é baseado em parte na habilidade do cérebro de detectar padrões e fazer aproximações para aprender;

9º) Emoções são críticas para detectar padrões;

10º) Aprendizado é baseado em parte na capacidade do cérebro para criar;

11º) Aprendizado é potencializado pelo desafio e inibido pela ameaça;

12º) O cérebro processa partes e todo simultaneamente (é um processador paralelo);

13º) Cérebros são projetados para flutuações mais do que atenção constante;

14º) Aprendizado envolve tanto atenção focada quanto percepção periférica;

15º) O cérebro é social e cresce na interação (tanto quanto na reflexão pessoal);

16º) Aprendizado sempre envolve processos conscientes e inconscientes;

17º) Aprendizado é desenvolvimental;

18º) Aprendizado recruta a fisiologia completa (o corpo impacta o cérebro e o cérebro controla o corpo);

19º) Diferentes sistemas de memória (curto prazo, de trabalho, longo prazo, emocional, espacial, de hábito) aprendem de formas diferentes;

20º) Informação nova é arquivada em várias áreas do cérebro e pode ser evocada através de diferentes rotas de acesso;

21º) O cérebro recorda melhor quando os fatos e habilidades são integrados em contextos naturais;

22º) Memória + Atenção = Aprendizado.

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