ALGUNS
PRINCÍPIOS UNIVERSAIS BÁSICOS DA NEUROEDUCAÇÃO QUE PODEM SER USADOS NAS
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS (Segundo Tokuhama-Espinosa, 2008: 79-80)
1º) Cada cérebro é único e unicamente
organizado;
2º) Cérebros são especializados e não são
igualmente bons em tudo;
3º) O cérebro é um sistema complexo, dinâmico e
em modificação diária, pelas experiências;
4º) Cérebros são considerados ‘plásticos’ e
continuam a se desenvolver ao longo de suas vidas;
5º) Aprendizado é baseado em parte na
habilidade do cérebro de se auto-corrigir e aprender pela experiência, através
da análise de dados e auto-reflexão;
6º) A busca por sentido é inata na natureza
humana;
7º) A busca por sentido ocorre através de
‘padronizações’;
8º) Aprendizado é baseado em parte na
habilidade do cérebro de detectar padrões e fazer aproximações para aprender;
9º) Emoções são críticas para detectar padrões;
10º) Aprendizado é baseado em parte na
capacidade do cérebro para criar;
11º) Aprendizado é potencializado pelo desafio
e inibido pela ameaça;
12º) O cérebro processa partes e todo
simultaneamente (é um processador paralelo);
13º) Cérebros são projetados para flutuações
mais do que atenção constante;
14º) Aprendizado envolve tanto atenção focada
quanto percepção periférica;
15º) O cérebro é social e cresce na interação
(tanto quanto na reflexão pessoal);
16º) Aprendizado sempre envolve processos
conscientes e inconscientes;
17º) Aprendizado é desenvolvimental;
18º) Aprendizado recruta a fisiologia completa
(o corpo impacta o cérebro e o cérebro controla o corpo);
19º) Diferentes sistemas de memória (curto
prazo, de trabalho, longo prazo, emocional, espacial, de hábito) aprendem de
formas diferentes;
20º) Informação nova é arquivada em várias
áreas do cérebro e pode ser evocada através de diferentes rotas de acesso;
21º) O cérebro recorda melhor quando os fatos e
habilidades são integrados em contextos naturais;
22º) Memória + Atenção = Aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário