TÓPICOS DE REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
1º)
Dentro do fazer docente, é percebido que primeiramente busca-se aplicar o
conhecimento obtido no próprio ambiente, ou seja, “os saberes” que se aprende
na escolar, inicialmente se utiliza neste mesmo meio.
2º)
É “necessariamente” demonstrado, por meio da inter-relação entre os componentes
curriculares que a vida cotidiana é de fato uma constante teia de informações,
conhecimentos e ações.
3º)
Nas inter-relações ocorrentes dentro do ambiente escolar, os alunos aprendem
mais quando os componentes curriculares dialogam com fatos do cotidianos, com
informações e conhecimentos aplicáveis na vida real.
4º)
Os conteúdos trabalhados com os educandos devem seguir um planejamento baseado
em pesquisando direcionadas às inovações que serão instrumentos que desdobrarão
na vida social para com a sociedade.
5º)
A ação docente deve ser pautada no pensamento prático, com vista nas
possibilidades de desenvolvimento de habilidades e competências, que vai da prática
educativa simples até a mais complexa.
6º)
As práticas educativas em sala de aula devem considerar a capacidade
reflexiva-crítica, e os estudos de aspectos, não somente teórico, mas
concretos, relacionados à aula prática para uma intervenção pedagógica.
7º)
Precisa-se desenvolver uma intervenção pedagógica consciente, dentro de uma análise
histórica-sociológica com vista na formação cidadã, tendo em vista as características
da sociedade onde os educando vivem.
8º)
O planejar do processo de ensino-aprendizagem requer um direcionamento para a interação
entre docentes e discentes, para possibilitar a criação de um ambiente
prazeroso dando melhores condições de aprendizagem.
9º)
É necessário que a o ambiente escolar se torne um gerador de cidadãos
conscientes, formadores de opiniões, que tenham autonomia e sejam autores de
transformações positivas para e com a sociedade.
10º)
A prática docente deve possibilitar o desenvolvimento sócio-cultural do educando,
proporcionando melhores condições para sua inserção e interação na sociedade e
para o real exercício do ser cidadão.
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