sábado, 6 de julho de 2024

 TÓPICOS DE REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

1º) Dentro do fazer docente, é percebido que primeiramente busca-se aplicar o conhecimento obtido no próprio ambiente, ou seja, “os saberes” que se aprende na escolar, inicialmente se utiliza neste mesmo meio.

2º) É “necessariamente” demonstrado, por meio da inter-relação entre os componentes curriculares que a vida cotidiana é de fato uma constante teia de informações, conhecimentos e ações.

3º) Nas inter-relações ocorrentes dentro do ambiente escolar, os alunos aprendem mais quando os componentes curriculares dialogam com fatos do cotidianos, com informações e conhecimentos aplicáveis na vida real.

4º) Os conteúdos trabalhados com os educandos devem seguir um planejamento baseado em pesquisando direcionadas às inovações que serão instrumentos que desdobrarão na vida social para com a sociedade.

5º) A ação docente deve ser pautada no pensamento prático, com vista nas possibilidades de desenvolvimento de habilidades e competências, que vai da prática educativa simples até a mais complexa.

6º) As práticas educativas em sala de aula devem considerar a capacidade reflexiva-crítica, e os estudos de aspectos, não somente teórico, mas concretos, relacionados à aula prática para uma intervenção pedagógica.

7º) Precisa-se desenvolver uma intervenção pedagógica consciente, dentro de uma análise histórica-sociológica com vista na formação cidadã, tendo em vista as características da sociedade onde os educando vivem.

8º) O planejar do processo de ensino-aprendizagem requer um direcionamento para a interação entre docentes e discentes, para possibilitar a criação de um ambiente prazeroso dando melhores condições de aprendizagem.

9º) É necessário que a o ambiente escolar se torne um gerador de cidadãos conscientes, formadores de opiniões, que tenham autonomia e sejam autores de transformações positivas para e com a sociedade.

10º) A prática docente deve possibilitar o desenvolvimento sócio-cultural do educando, proporcionando melhores condições para sua inserção e interação na sociedade e para o real exercício do ser cidadão.

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